Últimos dias! Confira as datas e os editais abertos na Sinova

22/03/2024 14:00

O Departamento de Inovação (Sinova) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem o propósito de fomentar a área de inovação e empreendedorismo na universidade. Por meio de projetos e programas, o departamento reforça o seu ideal como agente transformador e de contribuição com o ecossistema de inovação.

Para isso, durante o primeiro semestre de 2024, a Sinova lançou uma série de iniciativas ligadas à expansão dos conhecimentos dentro da UFSC. Confira abaixo os editais abertos e o prazo para inscrições:

Até 24 de março de 2024
Edital nº 13/2024/SINOVA – “Programa Usina de Jogos”

• Direcionado a docentes, técnico-administrativos, acadêmicos (as) da UFSC e egressos (as) que tenham tido interface com jogos durante a sua permanência na UFSC, o edital visa estimular a criatividade, a inovação e o empreendedorismo, por meio do desenvolvimento de jogos analógicos criados pela comunidade acadêmica. Ao todo são três categorias nos quais os jogos analógicos podem ser elencados: (1) Jogos analógicos desenvolvidos; (2) Jogos analógicos em desenvolvimento; (3) Jogos analógicos em concepção.
  • Acesse o edital.
  • Acesse o formulário de inscrição.

Chamada nº 37/2023/PROPESQ/SINOVA – “SINOVA UFSC Startup Mentoring – Ciclo 2024/1 para equipes

• Focando em empreendedores, estudantes, egressos, entusiastas do empreendedorismo e inovação, a chamada seleciona até 18 ideias ou startups inovadoras da UFSC para transformar ideias ou negócios, em fase inicial de operação, em modelos de negócios inovadores e sustentáveis. Para isso, o programa utiliza uma metodologia imersiva e experiencial, no qual os participantes vivenciam as diversas fases de desenvolvimento de uma startup, por meio de mentorias e atividades práticas.
  • Acesse o edital.
  • Acesse o formulário de inscrição.

> Até 25 de março de 2024
Chamada nº 1/2024 – PROPESQ/SINOVA – “Mapeamento e formação de redes de pesquisa em Biotecnologia na UFSC”

• A comunidade acadêmica é convidada a participar do mapeamento de projetos de pesquisa na área de Biotecnologia, com foco na construção de redes temáticas multicampi na UFSC. A ideia é promover a captação de recursos junto a potenciais financiadores, entre eles, empresas filiadas à Associação Brasileira de Bioinovação.

> Até 29 de março de 2024

Edital Nº 3/2024/Proex/Propesq/Seplan – “Edital para seleção de propostas de inovação e empreendedorismo social”

• O edital tem como objetivo incentivar e estimular ações, em diferentes áreas do conhecimento, voltadas para a Inovação e o Empreendedorismo Social. Serão selecionadas até cinco propostas de projetos de extensão orientadas para a inovação e empreendedorismo social e alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

> Até 30 de março de 2024

Edital nº 02/2024/SINOVA – Seleção de artigos para publicação do livro “Iniciativas de Jogos Analógicos na UFSC”

• A Sinova convida pesquisadores(as) e acadêmicos que desenvolvem ou participam de projetos, programas ou iniciativas ligadas a jogos analógicos para participarem do edital. A seleção é focada no envio de artigos para a publicação do livro “Iniciativas de Jogos Analógicos na UFSC”. Podem ser submetidos trabalhos que não dependem de tecnologia digital e que envolvam componentes físicos como peças, cartas, tabuleiros, dados, papel e caneta, que promovam dinâmicas entre uma ou mais pessoas, baseadas em regras e objetivos definidos.

> Até 01 de abril de 2024

Edital nº 12/2024 – PROPESQ/SINOVA/PROPG – Participação no Programa “Match Multi – Edição 1 – Tecnologias para uma vida saudável”

• O Programa Match Multi busca promover a interdisciplinaridade, a conexão entre os Centros da UFSC, seus departamentos e grupos de pesquisa, focando na potencialização de projetos inovadores realizados de forma conjunta entre diferentes áreas de conhecimento. Com foco em produzir soluções que atendam as necessidades sociais, o programa prepara os projetos selecionados para serem aprovados no Programa Parcerias e Conexões. Para este edital podem participar docentes e pesquisadores (as) das seguintes unidades da UFSC: Centro de Ciências da Saúde (CCS); Centro de Desportos (CDS); e Centro Tecnológico (CTC).

> Até 02 de abril de 2024

Edital 09/2024/SINOVA/UFSC – Mapeamento de ações voltadas ao Dia Mundial da Criatividade 2024

• A Sinova convida docentes, pesquisadores, técnicos (as) administrativos, discentes e toda comunidade acadêmica para participar do mapeamento de eventos e atividades em alusão ao Dia Mundial da Criatividade. O edital visa mapear as iniciativas que ocorrerão na semana de 15 a 27 de abril, e que estejam voltadas a temas correlatos a criatividade e a economia criativa dentro da comunidade universitária. O mapeamento abrangerá desde eventos presenciais, quanto virtuais, além de experiências, painéis, palestras, workshops, apresentações, performances, etc.

> Até 30 de abril de 2024

Edital n°10/2024/SINOVA/UFSC – Prêmio INOVA UFSC – 2024

• O edital visa a seleção e premiação de projetos com potencial inovador de estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e servidores técnicos da UFSC, no “Prêmio INOVA UFSC – 2024” – 1ª Edição. O chamamento tem como objetivo identificar e reconhecer práticas inovadores, com resultados mensuráveis, que foram criadas e/ou tenham sido realizadas no âmbito da UFSC.