Suporte aos pesquisadores

A série de vídeos “O que eu preciso saber para realizar projetos em parceria com empresas, governo e/ou instituições externas à UFSC” foi idealizada pela SINOVA e desenvolvida em parceria com a Secretaria de Educação à Distância (SEaD/UFSC). A série foi elaborada para atender uma demanda da comunidade acadêmica, a qual busca solucionar os questionamentos que possam surgir ao se realizar projetos em parceria. Além de objetivar, também, a motivação e o fomento aos pesquisadores para realização de projetos de inovação aberta.


O primeiro vídeo da série busca destacar a relevância do desenvolvimento de projetos de parceria entre a UFSC e instituições externas, os quais permitem que projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos na UFSC ultrapassem as fronteiras da universidade, sejam colocados em prática e possam competir em escala global. Para assisti-lo, clique na imagem abaixo.

 “A inovação aberta é o caminho para se criar novas oportunidades e propor soluções para os
grandes desafios da sociedade”

Clique na imagem abaixo e acesse o infográfico com os principais pontos abordados no vídeo.

Destaca-se o ordenamento jurídico que as regulamenta essas parcerias. Tais regulamentações permitem o desenvolvimento de projetos cooperados com as instituições, empresas e associações externas à UFSC, além de incentivar a criação de parcerias. Clique nas imagens abaixo para ter acesso aos regulamentos na íntegra.

     

 

 

 

 


O segundo vídeo da série elucida, passo a passo, como localizar parceiros e iniciar conversas técnicas, além de destacar a importância do termo de sigilo e confidencialidade. A publicação em revistas e veículos de informação especializados, a criação de  páginas para divulgar laboratórios e grupos de pesquisa, o desenvolvimento de  conteúdo para jornais, revistas, mídias sociais e outros e a preparação de  materiais gráficos de divulgação, são fundamentais na hora de atrair parceiros.  Para assisti-lo, clique na imagem abaixo.

Atente-se ao sigilo e à confidencialidade!
O vídeo sinaliza a importância de não divulgar detalhes e informações sigilosas de projetos, principalmente dos desenvolvidos com terceiros. A SINOVA disponibiliza um modelo de termo de sigilo e confidencialidade para ser utilizado nesses casos, para acessá-lo clique aqui.

Clique na imagem abaixo e acesse o infográfico com os principais pontos abordados no vídeo.


O terceiro vídeo da série auxilia o pesquisador na procura de informações em diferentes setores da UFSC, necessárias para o estabelecimento da parceria e destaca a importância de buscar informações na SINOVA, que é o órgão da UFSC responsável por tratar de assuntos referentes à propriedade intelectual, transferência de tecnologia, licenciamentos e royalties. Para assisti-lo, clique na imagem abaixo.

Clique na imagem abaixo e acesse o infográfico com os principais pontos abordados no vídeo.

Fique atento!
É importante ter o plano de trabalho registrado no SIGPEX e a o instrumento jurídico, tramitado e aprovado via SPA na UFSC, antes de iniciar um projeto com entidades externas à universidade.

Para saber mais sobre os instrumentos jurídicos utilizados pela UFSC, clique nas figuras ao lado e acesse os portais do Departamento de Projetos, Contratos e Convênios (DPC) e do Tramita Fácil.

 


O quarto vídeo da série explica os conceitos “de propriedade intelectual”, “transferência de tecnologia”, “sigilo e confidencialidade”, “licenciamento de resultados” e outros termos técnicos importantes para o andamento do projeto e destaca que a equipe técnica da SINOVA é preparada e qualificada para prestar apoio na negociação destes termos. Para assistir o vídeo, clique na imagem abaixo.

 

Atenção! O vídeo destaca que a equipe técnica da SINOVA é preparada e qualificada para apoio e negociação dessas questões técnicas e aconselha que o coordenador do projeto não trate destes elementos sem antes consultar a SINOVA.

Clique na imagem ao lado e acesse o dicionário dos conceitos apresentados no vídeo.

 


O quinto vídeo da série traz um exemplo prático de um projeto de PD&I entre pesquisadores da UFSC e uma empresa parceira, com a participação de uma instituição de apoio, para explicar como se aplicam os conceitos de “propriedade intelectual”, “transferência de tecnologia”, “royalties” e outros termos técnicos que foram apresentados anteriormente no quarto vídeo. 

Além disso, mostra um passo a passo de todas as etapas que o pesquisador deve seguir para dar andamento ao projeto, com destaque para a importância de se assinar um termo de sigilo e consultar informações da SINOVA, antes de iniciar o projeto em parceria. Para assisti-lo, clique na imagem abaixo


Atenção! Não esqueça de procurar informações na SINOVA antes de dar início a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Clique na imagem ao lado e confira o infográfico com os principais pontos abordados no vídeo.


O último vídeo da série é um guia sobre boas práticas na gestão de projetos em parceria a partir do ponto de vista da SINOVA, e traz orientações sobre como agir em cada uma das etapas que constituem um projeto (etapa inicial, etapa de execução e etapa de encerramento). Para assisti-lo, clique na imagem abaixo.
Atente-se às boas práticas de gestão!
O vídeo sinaliza para a importância de se ter um coordenador de projeto capacitado e preparado para a gestão de projetos em parcerias com entidades externas à universidade. Além disso, o vídeo oferece dicas de leituras para se aprofundar em boas práticas na gestão de projetos. 

Clique na imagem abaixo e acesse o infográfico com os principais pontos abordados no vídeo.