Valorize suas ideias e projetos! Inscreva-se no Prêmio INOVA UFSC – 2024 – 1ª Edição, até 30 de abril

08/03/2024 14:00

O Departamento de Inovação (Sinova) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) torna público o edital para seleção e premiação de projetos com potencial inovador de estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e servidores técnicos da UFSC, no “Prêmio INOVA UFSC – 2024” – 1ª Edição.

Acesse o edital completo.

O chamamento tem como objetivo identificar e reconhecer práticas inovadores, com resultados mensuráveis, que foram criadas e/ou têm sido realizadas no âmbito da UFSC. Entende-se, neste sentido, por inovação, o fenômeno ou atividade que cria novos ou, melhora significativamente, produtos, serviços, processos, práticas e metodologias que geram valor e impactam positivamente a sociedade, o mercado ou a academia.

Os candidatos admitidos na chamada podem se inscrever em cinco modalidades:

• Modalidade 1: Estudante de Graduação Inovador;
  • Modalidade 2: Estudante de Pós-graduação Inovador (considera-se mestrado, pós-mestrado, doutorado e pós-doutorado);
  • Modalidade 3: Docente Inovador;
  • Modalidade 4: Servidor Técnico Administrativo Inovador;
  • Modalidade 5: Equipe Inovadora (dois ou mais membros)

São considerados tipos de inovação, projetos ou ideias que se encaixam em um dos requisitos abaixo:

Inovação de Produto Introdução de um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado no que concerne às suas características ou usos previstos.
Inovação de Processo Implementação de um método de produção ou distribuição novo ou significativamente melhorado, incluindo mudanças significativas em técnicas, equipamentos ou softwares.
Inovação Organizacional Mudanças na estrutura organizacional da universidade, na forma de articulação entre as suas diferentes áreas, nas práticas e desempenho da UFSC ou outra organização, especialização dos trabalhadores, no relacionamento com a sociedade nas múltiplas técnicas de organização dos processos de negócios.
Inovação em Marketing Implantação de novas estratégias ou conceitos de marketing, como mudanças significativas na concepção dos serviços, posicionamento, promoção ou outro.
Inovação em modelo de negócio Projeção de um modelo de negócio exclusivo, isto é, como uma organização cria e captura valor, ou seja, como ela atrai e conquista seus clientes, como se diferencia, como arquiteta sua estrutura de custos e cadeia produtiva e obtém vantagens competitivas para realizar o potencial comercial.
Inovação Social  Novas ou melhoradas soluções para satisfazer ou atender aos problemas sociais de uma determinada comunidade e promover o bem-estar de indivíduos e coletivo.
Inovação Pedagógica Desenvolvimento e aplicação de novos instrumentos, metodologias e tecnologias na aprendizagem para aumentar o engajamento de estudantes e promover o alcance qualificado dos objetivos pedagógicos.

As submissões de projetos para a participação no Prêmio INOVA UFSC – 2024 devem ser realizadas no período de 6 de março a 30 de abril de 2024, por meio do formulário online disponível. A divulgação dos resultados será feita até o dia 5 de julho de 2024.