Departamento de Inovação
  • Publicado em 30/08/2021 às 19:10

  • Pesquisa do Núcleo Ressacada de Pesquisas em Meio Ambiente da UFSC, em parceria com a PETROBRAS, é reconhecida com Prêmio Inventor Petrobras 2024

    Publicado em 08/05/2024 às 14:00

    No último dia 29 de abril, a equipe do Núcleo Ressacada de Pesquisa em Meio Ambiente, da Universidade Federal de Santa Catarina (REMA/UFSC), em conjunto com pesquisadores(as) do Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello – CENPES/PETROBRAS, receberam o Prêmio Inventor Petrobras 2024, durante cerimônia realizada no Rio de Janeiro–RJ.

    Concedido pela patente “Sistema termodinâmico de monitoramento de fontes para determinação da taxa de biodegradação em áreas contaminadas por hidrocarbonetos de petróleo e método implementado por computador para tratamento de dados brutos monitorados” (BR 10 2023 010376 6), a invenção foi desenvolvida por pesquisadores da UFSC/REMA: Dr. Marcio Roberto Schneider, Dr. Admir José Giachini e Dr. David Ciro Taborda; e por pesquisadores(as) da PETROBRAS/CENPES: Dr. Marcus Paulus Martins Baessa e Dra. Adriana Ururahy Soriano.

    Historicamente, acidentes e vazamentos associados ao processo produtivo do setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis, têm causado impactos sérios à biodiversidade e à saúde humana. Neste contexto, há 25 anos, a UFSC/REMA e a PETROBRAS/CENPES, promovem uma parceria para ampliar soluções de prevenção, mitigação e recuperação de áreas contaminadas.

    A partir de estudos de campo realizados pela UFSC e a PETROBRAS, foi desenvolvido um Sistema Termodinâmico de Monitoramento de Fontes (STMF), versão 1.0. Sua utilização é uma estratégia inovadora para a redução de custos com atividades de monitoramento e remediação, auxiliando na sustentabilidade ambiental da cadeia produtiva da indústria do petróleo, gás natural e biocombustíveis. O protótipo, já instalado na maior Refinaria do Brasil (REPLAN), em Paulínia–SP, conta com otimizações para a produção em larga escala, introdução no mercado via transferência de tecnologia e/ou licenciamento, conforme as especificações técnicas das unidades operacionais.

    Por meio das melhorias, outros sensores poderão ser acoplados em novas versões do sistema futuras, ampliando o espectro de aquisição de dados de variáveis ambientais, além de auxiliar no monitoramento preventivo de ecossistemas terrestres e aquáticos.

    Para o pesquisador da UFSC/REMA, Dr. Marcio Roberto Schneider, o reconhecimento no prêmio é um grande incentivo para os pesquisadores da equipe, além de ser um orgulho representar a UFSC diante de pesquisadores e gestores de diversas áreas da PETROBRAS.

    “Isso mostrou que estamos seguindo o caminho certo, motivando também o desenvolvimento de outras inovações para o desenvolvimento sustentável do setor produtivo industrial. Esse reconhecimento também foi alcançado por meio de toda a nossa equipe de base, principalmente os bolsistas de graduação do REMA. Agradecemos também ao apoio e incentivo da PROPESQ (Prof. Jacques Mick), SINOVA (Profa. Clarissa Stefani Teixeira e equipe) e à PETROBRAS, pelo apoio financeiro e pela confiança depositada” – finaliza.

    Sobre o Prêmio Inventor Petrobras

    Em sua 24ª edição, o Prêmio Inventor Petrobras reconheceu os esforços de pesquisadores(as) e colaboradores(as), das áreas de petróleo e gás, que contribuíram para a inovação da empresa por meio de depósitos de patentes, além do seu potencial de impacto. A ideia é que a estatal se mantenha dentre as mais inovadoras do Brasil, nos setores de óleo e gás.


  • SINOVA divulga o resultado das equipes aprovadas na etapa de pré-incubação do “Programa Doutor/Mestre Profissional Inovador”

    Publicado em 08/05/2024 às 11:00

    O Departamento de Inovação (SINOVA) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQ), em conjunto com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) torna público o resultado das equipes aprovadas no Edital nº 20/2024/SINOVA, referente ao “Programa Doutor/Mestre Profissional Inovador – Pré-incubação.

    Conheça as equipes aprovadas.

    Vinculada ao Programa de Inovação e Empreendedorismo “INOVA UFSC”, o edital tem como público-alvo docentes orientadores e discentes dos Programas de mestrado e doutorado profissionais da UFSC. Para a etapa de pré-incubação, o objetivo é oferecer suporte a discentes que desejam transformar suas pesquisas em inovação. Como pré-requisito para inscrição, os participantes devem ter cumprido a etapa de formação referente ao edital anterior.

    Acesse mais informações sobre os editais em andamento na SINOVA no site.


  • SINOVA lança chamada para ingresso no Ciclo de Incubação 2024/2 da Incubadora Via Júnior

    Publicado em 07/05/2024 às 14:00

    O Departamento de Inovação (SINOVA) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQ) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) torna pública a chamada para participação de Empresas Juniores (EJs), interessadas em integrar o Processo Seletivo para o “Ciclo de Incubação – VIA Júnior 2024/2”, organizado pelo Grupo VIA Estação Conhecimento.

    O “Edital 22/2024” tem como objetivo a habilitação de Empresas Juniores, reconhecidas pela UFSC, para a participação no Ciclo de Incubação 2024/2 do VIA Junior, a fim de impulsionar a capacidade competitiva, o fortalecimento de mercado e a ampliação da rede de oportunidades de negócios junto ao ecossistema de inovação.

    Serão aceitas EJs, reconhecidas pela UFSC, e formalizadas com o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), de produtos, processos ou serviços. Ao todo serão selecionadas até cinco (5) EJs, que tenham interesse em melhorar suas práticas empreendedoras e inovadoras, de forma a alavancar suas operações. 

    A inscrição é gratuita e pode ser feita até 21 de julho de 2024, por meio do formulário online. A inscrição deve conter, além das respostas do formulário, um vídeo (link aberto) em formato pitch, de 3 a 5 minutos.

    Ao final do Ciclo de Incubação, as EJs que cumprirem, com êxito, todas as etapas da metodologia da incubação, obterão o status de “Graduadas” e receberão um Selo de Certificação da Incubadora VIA Júnior.

    Para mais informações sobre o edital, entre em contato pelo endereço viajunior.incubadora@gmail.com.


  • SINOVA divulga as equipes inscritas e homologadas no Edital nº 20/2024/SINOVA

    Publicado em 06/05/2024 às 13:10

    O Departamento de Inovação (SINOVA) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQ), em conjunto com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) torna público o resultado das equipes inscritas e homologadas no “Programa Doutor/Mestre Profissional Inovador – Pré-incubação”, iniciativa vinculada ao Programa de Inovação e Empreendedorismo “INOVA UFSC”.

    Acesse aqui o resultado e conheça as equipes.

    O Edital nº 20/2024 – PROPESQ/SINOVA/PROPG, tem como público-alvo docentes orientadores e discentes dos Programas de mestrado e doutorado profissionais da UFSC. Para a etapa de pré-incubação, o objetivo é oferecer suporte a discentes que desejam transformar suas pesquisas em inovação. Como pré-requisito para inscrição, os participantes devem ter cumprido a etapa de formação referente ao edital anterior.

    Para saber mais detalhes sobre esse e outros editais em andamento, acesse o site da SINOVA.


  • Curso da SINOVA foca em propriedade intelectual para jogos analógicos

    Publicado em 06/05/2024 às 11:00

    No dia 3 de maio, às 10h, de forma online, o Departamento de Inovação (SINOVA) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQ) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), promoveram o curso “Noções gerais de propriedade intelectual”, com Patricia Pereira Peralta.

    Tendo como público-alvo o time da SINOVA, especialmente as células de gestão da propriedade intelectual, jurídica e o Programa Usina de Jogos, o curso buscou ampliar o conhecimento sobre marca, desenho industrial e direito autoral, e suas aplicações, na prática de jogos analógicos.

    Para guiar a discussão, o curso contou com a participação de Patrícia Pereira Peralta, servidora pública do INPI e pós-doutora em Estudos Culturais pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Patrícia é doutora em Artes Visuais e Mestre em História da Arte, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de docente permanente da Academia de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento do INPI, com pesquisas e orientações nas áreas de desenhos industriais, marcas e indicações geográficas.

    Quer ampliar suas redes de conhecimento e fazer parte do nosso time de mentores e especialistas? Acesse os editais disponíveis de fluxo contínuo e inscreva-se!

    Confira a agenda completa dos cursos da SINOVA:

    • 10/05 – Noções gerais sobre marcas
    • 17/05 – Noções gerais sobre desenhos industriais
    • 24/05 – Noções gerais sobre direitos autorais