Secretaria de Inovação
  • Publicado em 29/09/2017 às 17:50
    atendimento integrado

    atendimento integrado


  • INPI participa de Encontro de Pró-Reitores na UFSC

    Publicado em 26/10/2018 às 17:59

    O INPI participou nesta sexta-feira, dia 26 de outubro, do XXXIV Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. O evento, realizado de 24 a 26 de outubro, teve como tema central “Conhecimento, soberania e desenvolvimento nacional”.

    O Instituto foi representado pelo presidente Luiz Otávio Pimentel, que participou da sessão sobre implementação do marco legal de CT&I.

    Fonte: Site INPI


  • Visita Técnica da BrF Ingredients à UFSC

    Publicado em 26/10/2018 às 17:20

    Essa semana funcionários da área de tecnologia e P&D da BrF realizaram uma visita técnica para conhecerem os laboratórios da UFSC, as linhas de pesquisa e também apresentarem suas demandas com o objetivo de estabelecer futuras parcerias em projetos de pesquisa e extensão.

    Na terça-feira, a Secretaria de Inovação em parceria com a Direção do Centro de Ciências Agrárias realizaram o encontro de prospecção UFSC – BrF Ingredients, com foco em biotecnologia,  no Anfiteatro da Direção do CCA. Ocasião em que os pesquisadores da UFSC puderam apresentar seus trabalhos para a equipe da BrF ( Thais Andrade – Engenheira de Projetos de P&D, Jose Maluf – Gerente de P&D, Maria Joana Dias – Gerente de Qualidade e Cyro Calixto – Especialista Engenharia Industrial). À tarde a comitiva seguiu para uma visita à Estação de Pesquisa em Aquicultura da UFSC,  na Barra da Lagoa.
    Continue a leitura » »


  • Arena UFSC-ACATE é um sucesso!

    Publicado em 22/10/2018 às 18:14

    Nessa sexta-feira, 19/10, aconteceu nosso primeiro evento de Mentoria de modelos de negócios, a Arena UFSC-ACATE.

    Um total de dez participantes apresentaram suas ideias e projetos de negócios das mais diversas áreas, como aplicativos de interpretação de linguagem de sinais, combate a pirataria de produtos através de blockchain e tecnologia para evitar desperdício de água, entre outros. Os participantes tiveram cerca de 5 minutos para fazer suas apresentações e em seguida era a vez dos mentores fazer suas observações. Mesmo em diferentes níveis de desenvolvimento, os projetos dos candidatos, foram analisados e receberam as criticas pertinentes, sugestões e orientações para que possam ser melhorados e colocados em prática.

    No final, todos ficaram muitos satisfeitos com o modelo do evento, e uma próxima edição para 2019 está garantida.

    Participaram da mentoria representando a ACATE: Michaeli  Boneli da Silva, Altair Lima Medeiros  e Jeison Quraitem.

    Os Mentores representando a UFSC foram: Alexandre Moraes Ramos, Aluízia Cadori, Rafael Moré e Alfredo Kleper Lavor.

    Nós da Sinova gostaria de agradecer à ACATE, Pró-Reitoria de Pesquisa, Secretaria de Ensino à Distância, Coordenadoria de Capacitação de Pessoas – Prodegesp,  que muito colaboraram para que o evento acontecesse.

    Veja todas as fotos na nossa página do Facebook: https://www.facebook.com/Secretaria-de-Inova%C3%A7%C3%A3o-Sinova-831693510217679/

     

     

     


  • UFSC e Marinha assinam Protocolo de Intenções Mútuas

    Publicado em 22/10/2018 às 14:02

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Marinha do Brasil assinaram um Protocolo de Intenções Mútuas (PIM) na manhã desta terça-feira, 16 de outubro. Junto com o documento, foi acertado um plano de trabalho para que laboratórios da UFSC e institutos de pesquisa da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM) estabeleçam parcerias pontuais. A cerimônia ocorreu na Escola de Aprendizes-Marinheiros, no Estreito, em Florianópolis.

    O documento é o resultado de múltiplos encontros que representantes da Universidade e Marinha mantiveram desde 2017. O último deles ocorreu em setembro, quando houve uma apresentação mútua de laboratórios e centros de pesquisa da UFSC e de institutos de pesquisa da Marinha. Com o protocolo, a DGDNTM e a UFSC podem prestar apoio mútuo às atividades de pesquisa e desenvolvimento científico-tecnológico, pesquisas básicas e aplicadas, desenvolvimento de produtos, tecnologias, metodologias, modelos, softwares, entre outras.
    Continue a leitura » »


  • Dia Nacional da Inovação

    Publicado em 19/10/2018 às 13:04

    No próximo dia 30 de Outubro, a norma ISO 50.501, referente à inovação, será publicada oficialmente na Europa. Coincidentemente, no dia 19 de Outubro se comemora no Brasil o Dia Nacional da Inovação. E mais curiosamente, neste mês de Outubro, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza, entre 18 a 20 de Outubro de 2018, a maior mostra científica do estado: a 17ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX).

    A programação da SEPEX é variada: apresentações artísticas e culturais, minicursos, palestras, debates e 111 estandes agrupados por área de conhecimento – Comunicação, Cultura, Educação, Tecnologia, Ambiente, Trabalho, Direito e Saúde, entre outros. Além do Campus Florianópolis, a SEPEX se desenvolve também nos quatro Campi da UFSC – Joinville, Curitibanos, Araranguá e Blumenau.
    Continue a leitura » »