Pesquisa do Núcleo Ressacada de Pesquisas em Meio Ambiente da UFSC, em parceria com a PETROBRAS, é reconhecida com Prêmio Inventor Petrobras 2024

08/05/2024 14:00

No último dia 29 de abril, a equipe do Núcleo Ressacada de Pesquisa em Meio Ambiente, da Universidade Federal de Santa Catarina (REMA/UFSC), em conjunto com pesquisadores(as) do Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello – CENPES/PETROBRAS, receberam o Prêmio Inventor Petrobras 2024, durante cerimônia realizada no Rio de Janeiro–RJ.

Concedido pela patente “Sistema termodinâmico de monitoramento de fontes para determinação da taxa de biodegradação em áreas contaminadas por hidrocarbonetos de petróleo e método implementado por computador para tratamento de dados brutos monitorados” (BR 10 2023 010376 6), a invenção foi desenvolvida por pesquisadores da UFSC/REMA: Dr. Marcio Roberto Schneider, Dr. Admir José Giachini e Dr. David Ciro Taborda; e por pesquisadores(as) da PETROBRAS/CENPES: Dr. Marcus Paulus Martins Baessa e Dra. Adriana Ururahy Soriano.

Historicamente, acidentes e vazamentos associados ao processo produtivo do setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis, têm causado impactos sérios à biodiversidade e à saúde humana. Neste contexto, há 25 anos, a UFSC/REMA e a PETROBRAS/CENPES, promovem uma parceria para ampliar soluções de prevenção, mitigação e recuperação de áreas contaminadas.

A partir de estudos de campo realizados pela UFSC e a PETROBRAS, foi desenvolvido um Sistema Termodinâmico de Monitoramento de Fontes (STMF), versão 1.0. Sua utilização é uma estratégia inovadora para a redução de custos com atividades de monitoramento e remediação, auxiliando na sustentabilidade ambiental da cadeia produtiva da indústria do petróleo, gás natural e biocombustíveis. O protótipo, já instalado na maior Refinaria do Brasil (REPLAN), em Paulínia–SP, conta com otimizações para a produção em larga escala, introdução no mercado via transferência de tecnologia e/ou licenciamento, conforme as especificações técnicas das unidades operacionais.

Por meio das melhorias, outros sensores poderão ser acoplados em novas versões do sistema futuras, ampliando o espectro de aquisição de dados de variáveis ambientais, além de auxiliar no monitoramento preventivo de ecossistemas terrestres e aquáticos.

Para o pesquisador da UFSC/REMA, Dr. Marcio Roberto Schneider, o reconhecimento no prêmio é um grande incentivo para os pesquisadores da equipe, além de ser um orgulho representar a UFSC diante de pesquisadores e gestores de diversas áreas da PETROBRAS.

“Isso mostrou que estamos seguindo o caminho certo, motivando também o desenvolvimento de outras inovações para o desenvolvimento sustentável do setor produtivo industrial. Esse reconhecimento também foi alcançado por meio de toda a nossa equipe de base, principalmente os bolsistas de graduação do REMA. Agradecemos também ao apoio e incentivo da PROPESQ (Prof. Jacques Mick), SINOVA (Profa. Clarissa Stefani Teixeira e equipe) e à PETROBRAS, pelo apoio financeiro e pela confiança depositada” – finaliza.

Sobre o Prêmio Inventor Petrobras

Em sua 24ª edição, o Prêmio Inventor Petrobras reconheceu os esforços de pesquisadores(as) e colaboradores(as), das áreas de petróleo e gás, que contribuíram para a inovação da empresa por meio de depósitos de patentes, além do seu potencial de impacto. A ideia é que a estatal se mantenha dentre as mais inovadoras do Brasil, nos setores de óleo e gás.