Propesq e Sinova realizam evento voltado para apresentação de pesquisas ligadas a área de biotecnologia

10/11/2023 17:00

Na última terça-feira (7), o Departamento de Inovação (Sinova) e a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq) promoveram, na sede do Sebrae Santa Catarina, o evento “Conexão Universidade Indústria Biotech”.

O evento reuniu professoras que atuam na área de biotecnologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e investidores da área de biotech para fomentar a possibilidade de financiamento e investimentos, ampliando as parcerias dentro do ecossistema local de inovação. O evento selecionou as professoras cadastradas na chamada nº 10/2023 – PROPESQ/PROAFE, que apoiava a captação de financiamento para projetos de pesquisa liderados por mulheres.

Segundo dados da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) ainda existe uma barreira invisível para o avanço das cientistas no mercado de trabalho. As mulheres ocupam 3 de cada 10 ocupações em ciência, tecnologia, engenharia e matemática no Brasil, embora estejam em 44% da força de trabalho no país (dados de 2020 da Relação Anual de Informações Sociais – Rais).

Pensando nisso, a chamada, em parceria com a Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe), trabalhou na produção de um portfólio de projetos da Universidade que seria apresentado a potenciais financiadores dos setores públicos e privados, em diversos momentos e situações.

Dividido em dois momentos, a primeira parte do evento foi destinada à apresentação dos 10 (dez) pitchs que destacaram soluções nas áreas da saúde, meio ambiente, ciências agrárias, entre outros. Para a segunda rodada, os investidores conversaram com cada uma das professoras para sanar dúvidas e apresentar seu interesse nas soluções.

Durante a reunião, o pró-reitor de pesquisa e inovação, Jacques Mick, destacou a importância do evento para ampliar ainda mais a atuação de mulheres na ciência e destacou que este será o primeiro evento de muitos que acontecerão nos próximos meses. Após o evento, a Sinova e a Propesq auxiliarão nas negociações entre pesquisadoras e investidores.

Rede Curie

A Sinova também conta com outras chamadas que impulsionam a atuação de meninas e mulheres na ciência. A chamada nº 2/2023 – Propesq/Sinova, mapeia iniciativas, dentro da UFSC, para fomento de meninas e mulheres em ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo.

Buscando ampliar o conhecimento sobre as diversas ações que promovem a sensibilização, o engajamento e a permanência de meninas e mulheres na ciência, o mapeamento contribuirá com a formação da Rede Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo UFSC Mulheres (Rede Curie), que busca impulsionar as ações realizadas, compartilhar experiências e contribuir para o protagonismo feminino.