Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC (PEN/UFSC) recebe SINOVA em aula sobre Inovação e Tecnologia na Saúde

12/03/2021 17:13

Na última quarta-feira (10/03), a SINOVA foi convidada a participar de uma aula no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN/UFSC), sobre patentes e propriedade intelectual no âmbito da disciplina Tecnologias e Gestão na Educação e Trabalho em Saúde e Enfermagem.

A aula “Patentes e Propriedade Intelectual: Exigências e Trâmites para o registro de Patentes e Propriedade Intelectual em Saúde e Enfermagem – INPI” foi ministrada pela servidora Marlise There Dias, que apresentou os trâmites burocráticos, legais e de sigilo no registro da propriedade intelectual, industrial e de patentes e softwares, para alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC (PEN/UFSC).

A Profa. Dra. Elisiane Lorenzini, do Departamento de Enfermagem da UFSC e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN/UFSC), descreveu a interação como “muito valiosa”. Segundo a professora, a servidora da SINOVA apresentou aos alunos aspectos cruciais que devem ser considerados ao desenvolver novas tecnologias em projetos de mestrado e doutorado.

Para Lorenzini, “conhecer, desde o início, os trâmites administrativos e as questões legais a serem observadas pode contribuir para ter sucesso ao depositar uma patente ou obter o registro de um programa de computador, por exemplo.”

A Profa. Dra. Alacoque Lorenzini Erdmann, também docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN/UFSC), elogiou a aula ministrada. “A expertise, domínio de conhecimentos e modo de apresentação da servidora Marlise, alcançou o nível desejado no âmbito acadêmico da pós-graduação stricto-sensu. Recomendo que a Gestão da SINOVA mantenha essa política de apresentação, discussão e apoio aos diferentes cursos e níveis de formação, bem como, aos laboratórios de pesquisa, tecnologia e inovação, para promover a formação necessária em cumprimento à missão e avanços da nossa UFSC”.