NOVUS é inaugurado no Sapiens Parque

16/03/2018 13:58

Na manhã desta quinta-feira, 15 de março de 2018, às 11 horas, foi realizada a solenidade de inauguração da Incubadora Novus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Instalada no quarto andar do Instituto de Petróleo, Energia e Gás (Inpetro), localizado no Sapiens Parque, a Novus será a primeira incubadora a ocupar o prédio e tem por objetivo ser um ambiente de desenvolvimento de empreendimentos inovadores. O espaço de 300 m² está equipado com mesas, cadeiras e internet para receber estudantes, servidores, pesquisadores, empresários e a comunidade externa que tenha interesse em fomentar o empreendedorismo e a inovação.

Para o reitor pro tempore da UFSC, Ubaldo César Balthazar, é fundamental que a universidade ocupe espaços que integrem estudantes, indústrias, empresas e comunidade. “Inauguramos o Campus Joinville dentro do Perini Business Park e agora temos a universidade em um espaço como aquele aqui em Florianópolis. Hoje estamos aumentando a presença da UFSC em polos de desenvolvimento de inovação”, salienta ele, reforçando que “a universidade do futuro deve produzir conhecimento onde o conhecimento está a partir da experiência das empresas, indústrias e criando empreendedores”.

Emocionado, Rafael Moré, coordenador do projeto e servidor vinculado à Secretaria de Inovação (Sinova), falou sobre a contribuição da sua vivência acadêmica em incubadoras na Espanha ao implantar a Novus. “Essa é uma conquista de todos e a concepção da Novus vai além de um ambiente de inovação, busca estimular o empreendedorismo e a inovação da UFSC e deve ser compartilhado por todos. Me orgulha ter aplicado um pouco do que estudei aqui na universidade”.

Segundo José Eduardo Fiates, representante do Sapiens Parque, as tratativas para viabilizar a vinda da UFSC para o parque iniciaram em 16 de junho de 2008. “A UFSC é uma âncora fundamental do Parque Sapiens, pois a proposta do empreendimento é transformar conhecimento em realidade de mercado”.

Para o secretário de Inovação da UFSC, Cláudio José Amante, a construção desse ambiente é primordial para a integração da universidade com outras instituições públicas e privadas do estado. “Convidamos todos para participarem da Novus, que é o início para a resolução de problemas para a UFSC. Temos que construir esse espaço e entende-lo não como exclusivo de Florianópolis, mas para uso de cada um dos nossos campi. Queremos que os projetos dos campi estejam articulados e formatados com a Novus para que as suas incubadoras sejam institucionalizadas”.

Fonte: Agecom/UFSC