UFSC recebe visita da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha

04/09/2017 10:35

A Universidade Federal de Santa Catarina recebeu na manhã da última quarta feira, 30 de agosto, o Assessor-Chefe de Ciência, Tecnologia e Inovação da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Almirante Paulo Roberto da Silva Xavier. O evento foi promovido pela Secretaria de Inovação da UFSC (Sinova) e teve como objetivo apresentar os projetos que ambas instituições vem desenvolvendo além de buscar o intercâmbio técnico entre as mesmas.

O encontro teve abertura do Secretário de Inovação, Claudio Amante que apresentou um breve resumo da estrutura da UFSC e de algumas áreas do conhecimento que a DGDNTM vem pesquisando e desenvolvendo, entre elas a criptologia, simuladores, defesa e segurança cibernética, sensores e sistemas de armas, acústicos submarinos, biotecnologia marinha e meio ambiente operacional.

A Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM) é o orgão responsável pelos projetos de pesquisas, tecnologia e inovação da Marinha do Brasil executando iniciativas de alta complexidade como o Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (Prosub), que pretende construir o primeiro submarino nuclear do Brasil. O órgão ainda é responsável pelo Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), e o Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM).

De acordo com Xavier, a Marinha já conta com acordos de cooperação com empresas e instituições de ensino superior, como a Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Rio Grande e a USP. ” Nós usamos o conceito da tríplice hélice, ou seja, governo, academia e empresas devem estar em trabalhando juntos para que se tenha uma efetiva contribuição para a inovação tecnológica e o pleno desenvolvimento econômico do Brasil”, explica.

O reitor Luiz Carlos Cancellier agradeceu a visita da Marinha e colocou a UFSC à disposição para o desenvolvimento de pesquisas de interesse comum entre as instituições. Cancellier também destacou que a “Marinha vem cumprindo um papel importante no desenvolvimento tecnológico do Brasil em tempos de paz.”

Fonte: Notícias da UFSC