Google Rise Award dado a projeto da Iniciativa Computação na Escola

15/06/2015 15:32

O projeto Oficinas de Computação Física para Pais e Filhos coordenado pela Iniciativa Computação na Escola recebeu o Google Rise Award. O projeto é voltado ao desenvolvimento, aplicação e avaliação de oficinas de família onde os pais ao lado de seus filhos (10-14 anos) aprendem habilidades básicas de programação de computadores. Nas oficinas eles aprenderão conceitos de computação física fazendo bonecos interativos que piscam com os seus olhos ou abanam o braço quando alguém se aproxima. Tudo isto será feito integrando Scratch e Arduino como uma solução de baixo custo e ao mesmo tempo fácil e fascinante para aprender computação.
O projeto é coordenado pela Iniciativa Computação na Escola do GQS/INCoD – Instituto Nacional para Convergência Digital, um instituto de pesquisa do Ministério de Ciência e Tecnologia sediado no INE – Departamento de Informática e Estatística da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. A iniciativa é dedicada a aumentar o ensino de computação no Ensino Fundamental provendo a todos os alunos a oportunidade de aprender computação, envolvendo muito mais do que somente o uso de sistemas de software, incluindo o pensamento computacional e a programação de computadores. A necessidade de aprender a escrever programas de computador vai além da utilidade profissional. Mesmo que não sejam futuros cientistas da computação, todas as crianças devem ter a oportunidade de serem “fluentes” em programação.