Convite para Palestra: O Uso do Sistema de Patentes no Ensino e na Pesquisa Acadêmica

08/05/2013 14:20

No dia 09 de maio de 2013 (quinta-feira) acontecerá no Auditório do Departamento de Engenharia Mecânica (EMC) a palestra “O Uso do Sistema de Patentes no Ensino e na Pesquisa Acadêmica“, que será ministrada pelo Dr. Jeziel Nunes, do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

Serão discutidos alguns aspectos da utilização do sistema de patentes pela universidade, quer na atividade de ensino quer na atividade de pesquisa. Aspectos do processo inventivo, bem como algumas formas de utilização das informações contidas no sistema de patentes no auxílio ao processo criativo e da inovação tecnológica. Serão também discutidos alguns temas polêmicos que têm ocorrido na academia.

Jeziel Nunes é Doutor em Engenharia Mecânica pela COPPE/UFRJ. Trabalha no INPI como Pesquisador em Propriedade Industrial desde 1983. Trabalhou como examinador de patentes da Divisão de Patente Mecânica; trabalhou como analista de contratos de transferência de tecnologia na área de Bens de Capital da Diretoria de Contratos. Foi chefe da Divisão de Modernização e Informática do INPI quando acumulou a função de Coordenador de Planejamento substituto do INPI; trabalhou como analista de informação na Coordenação de Estudos e Programas da mesma instituição. É Professor Permanente da Academia de Propriedade Intelectual e Inovação do INPI, onde está envolvido com atividades de ensino e pesquisa nas áreas de Propriedade Intelectual e Inovação. Também faz pesquisa na área de termociências, com ênfase na análise experimental de transferência de calor e massa em microescala.

A palestra terá início às 17 hs.