Jovens inovam a automação industrial usando Arduino

03/12/2012 11:03

São Paulo – Três jovens cariocas estão automatizando as funções de uma casa usando a tecnologia Arduino.

Álvaro Justen, André de Oliveira e Diego Guimarães, estudantes de Sistemas e Ciências da Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF), organizaram-se para criar projetos de baixo custo que ligam o uso do Arduino com dispositivos móveis e eletroeletrônicos.

Entre os projetos baratos de automação residencial dos cariocas, está o mecanismo que permite ligar e desligar televisores ou lâmpadas a partir do envio de tuítes. O mesmo conceito, eles explicam, poderia ser aplicado em outros eletrodomésticos, como o ar-condicionado. Desta forma, o usuário pode enviar acionar o aparelho longe de casa, para deixar os cômodos na temperatura ideal.

Também seria possível pedir para adiantar a lavagem de roupas ou ligar a televisão e rádio. Assim, seria possível usar o invento para assustar eventuais ladrões.

Outro sistema apresentado pelos estudantes é a luminária que muda de cor e pode ser acionada pelo smartphone, a partir de um aplicativo desenvolvido pelos jovens. O gadget foi feito com a carcaça de outra luminária. Os jovens publicaram um vídeo no YouTube mostrando como funciona a ideia.

Tecnlogia – O Arduino é uma plataforma de computação em código aberto baseado em uma simples placa. Geralmente, a placa é usada para desenvolver objetos interativos e podem se comunicar com softwares do computador.

Para realizar os experimentos, não é necessário gastar muito – o Arduino pode ser achado por R$ 90. O site oficial do Arduino possui uma lista de lojas que vendem a placa. Além disso, no mesmo site, é possível baixar o tutorial de uso do equipamento.

— Texto publicado no site Info Online, por Augusto Garcia – fonte