Concessão da Patente de Invenção “Mecanismo dosador mecânico para a dosagem de precisão de sementes”

09/04/2012 20:12

O Departamento de Inovação Tecnológica-DIT da Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão da UFSC informa à comunidade universitária a concessão da patente de invenção PI0406293-0 – “Mecanismo dosador mecânico para a dosagem de precisão de sementes” pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Constam como inventores dessa patente o professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, Fernando Antônio Forcellini e Ângelo Vieira dos Reis, doutor em Engenharia Mecânica.

Atualmente o DIT gerencia os processos referentes a 85 pedidos de patentes, assim como os processos de 50 registros de programa de computador, 23 registros de marca e 6 registros de desenho industrial além de acompanhar junto com a EPAGRI a proteção de 4 cultivares.

Além da gestão da Propriedade Intelectual desenvolvida no âmbito da UFSC o DIT presta assistência na elaboração de convênios, contratos e acordos de parcerias de projetos desenvolvidos conjuntamente com empresas e outras instituições, e também auxilia nos demais assuntos envolvendo o tema, como o Direito Autoral.