Inovação e divulgação serão critérios de avaliação da produção científica

22/03/2012 12:31

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) vai acrescentar na plataforma eletrônica Lattes, que traz currículos e atividades de 1,8 milhão de pesquisadores de todo o Brasil, duas novas abas com informações que serão acessadas pelo público. Em uma delas, os cientistas brasileiros informarão sobre suas atividades de inovação, como o registro de patentes; na outra, deverão descrever iniciativas de divulgação e de educação científica.

Os novos dados informados serão considerados pelos 48 comitês de avaliação do CNPq quando forem aprovar projetos de pesquisa e conceder bolsas de estudo a professores e estudantes universitários. O conselho terá indicadores para avaliação dos trabalhos científicos em quesitos de inovação e de produção em divulgação científica, como ocorre hoje com a cobrança de publicação de artigos científicos, os papers, em revistas especializadas, inclusive do exterior.

Segundo o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, passou a ser papel dos cientistas dar publicidade às atividades de pesquisa, mostrar experimentos e explicar projetos para o público, e ligar o trabalho a inovações que contribuam com as políticas públicas e até mesmo para a criação de novos produtos a serem lançados no mercado.

A mudança na plataforma Lattes poderá ocorrer em até dois meses. O modelo e a funcionalidade das abas já estão formatados e respeitarão as regras de transparência de informações públicas.

Desde junho do ano passado, o CNPq exige, na submissão eletrônica das propostas de pesquisa e nos relatórios eletrônicos de concessão científica, que sejam descritos, “em linguagem para não especialistas”, a relevância do que está sendo proposto e os resultados atingidos.

Fonte: http://www.anpei.org.br/imprensa/noticias/inovacao-e-divulgacao-serao-criterios-de-avaliacao-da-producao-cientifica/ Acesso em: 22/03/2012 as 12h:31min