UFSC é novamente indicada ao Prêmio Finep Regional de Inovação

01/12/2011 18:40

O Departamento de Inovação Tecnológica da UFSC é um dos finalistas do Prêmio Finep Regional de Inovação 2011. A cerimônia de premiação será realizada no dia 5 de dezembro, na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis. Os primeiros colocados de cada categoria disputam a premiação nacional.

O DIT-UFSC foi criado para colaborar com a interação universidade-empresa. É um órgão da administração central, ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão, que tem como missão estimular e fortalecer a colaboração da UFSC com instituições públicas e privadas.

A interação mediada pelo Departamento de Inovação Tecnológica resulta em contratos de prestação de serviços e acordos de parceria ou cooperação. “O DIT concretiza a função social da UFSC e sua maior contribuição para que empresas sejam inovadoras”, exemplifica a coordenadora do departamento, professora Rozangela Curi Pedrosa.

Entre as atribuições do setor estão o apoio a transferência de tecnologias, o estimulo à proteção jurídica e ao aproveitamento econômica das criações intelectuais e inovações. A equipe colabora também com negociações, redação de convênios e contratos de
transferência tecnológica para empresas parceiras, instituições de fomento e centros de pesquisa interessados na realização de projetos conjuntos.

“Cabe também a este departamento estimular e zelar pela proteção da propriedade intelectual gerada no ambiente acadêmico ou em parcerias com a comunidade”, complementa a diretora. Segundo ela, no ano passado o DIT mediou a assinatura de 38 contratos ou convênios e as parcerias resultaram em projetos que ultrapassaram R$ 7 milhões. Também foi responsável por três registros de desenho industrial, nove programas de computador e cinco registros de marcas.

Entre os principais trabalhos licenciados ou desenvolvidos para o setor produtivo nos últimos três anos e que contaram com a intermediação do Departamento estão estudos no Departamento de Farmacologia do Centro de Ciências Biológicas sobre efeito antienvelhecimento da pele e proteção contra a radiação solar. Desenvolvido em parceria com a empresa Natura, esse trabalho resultou no produto cosmético Chronos passiflora, licenciado com exclusividade e que permite que a UFSC receba royalties referentes a sua comercialização.

Outro exemplo é o desenvolvimento junto ao Departamento de Automação de Sistemas de uma central de controle de tráfego urbano, capaz de ajustar automaticamente semáforos de uma cidade à situação do tráfego. A central foi licenciada e comercializada pela empresa Brascontrol e está em funcionamento nas cidades de Macaé (RJ) e Mauá (SP).

Prêmio FINEP
O Prêmio Finep de Inovação foi criado para reconhecer e divulgar esforços inovadores realizados por empresas, Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT) e inventores brasileiros, desenvolvidos no Brasil e já aplicados no país ou no exterior por, no mínimo, três anos. Empresas e Instituições que tenham a inovação como elemento relevante na sua atuação podem concorrer ao Prêmio, exceto aquelas que foram vencedoras nos anos de 2009 ou 2010.

A avaliação dos projetos ocorre em duas etapas, a regional e a nacional, e os vencedores receberão recursos financeiros, que variam de acordo com cada categoria, atingindo o valor máximo de R$ 1 milhão.

Mais informações sobre o Prêmio FINEP em http://www2.finep.gov.br/premio/index.php.

Fonte: http://noticias.ufsc.br/2011/12/01/ufsc-e-novamente-indicada-ao-premio-finep-regional-de-inovacao/

Acesso em: 01/12/2011 às 18h:12min