Laboratório da UFSC conta com projeto que otimiza a indústria automotiva brasileira

23/04/2024 14:00

Desde outubro de 2023, o Laboratório de Materiais da Universidade Federal de Santa Catarina (LabMat/UFSC) desenvolve um projeto que visa impulsionar a indústria nacional de automóveis e diminuir a dependência de insumos produzidos no exterior. A ideia é que, nos próximos três anos, o projeto desenvolva um equipamento inédito no país que capacite e incentive a indústria nacional em uma nova modalidade de negócios.

Recebendo investimento de R$17 milhões do Governo Federal, o projeto do LabMat conta com a gestão, no âmbito da UFSC, da Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC). Já a gestão geral é da Fundação de Apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (FUNDEP), responsável pela coordenação da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas do programa prioritário Mobilidade Verde e Inovação, substituto do Rota 2030.

O projeto do LabMat é voltado para a indústria de ferramentaria veicular, área ligada aos moldes utilizados na produção de peças para veículos. O laboratório trabalhará com o processo de nitretação a plasma, uma importante tecnologia que amplia a vida útil de equipamentos de estampagem industrial que podem aumentar a competitividade na indústria automotiva do Brasil.

Parceria da UFSC com o Rota 2030 já garantiu mais de dez projetos nos últimos anos

A UFSC é uma das universidades que possuem maior volume de contratos na primeira fase do Rota 2030. Ao todo foram três projetos em 2021; três em 2022; e oito em 2023. O Rota 2030 é um projeto de longo prazo substituído, em dezembro, pelo Programa Mover – Mobilidade Verde e Inovação.

O Programa mantém em andamento os projetos já contratados pelo Rota 2030 e prevê maior investimento nacional em pesquisa e desenvolvimento para a descarbonização do setor. Para isso, o Programa Mover utiliza tecnologias de fontes de energia renováveis e trabalha na melhoria dos processos de mobilidade a partir do desenvolvimento de veículos mais eficientes.

Para saber mais sobre o projeto do LabMat, acesse a matéria do Notícias da UFSC.