Programa de computador, PROV-Health, da UFSC é destaque no armazenamento e gerenciamento de dados de saúde a baixo custo

19/04/2024 11:00

Desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC) o programa de computador, PROV-Health, permite o armazenamento de dados médicos de forma segura e com baixo custo para instituições da área da saúde.

Idealizado pelo pesquisador Márcio José Sembay, em sua tese de doutorado, o programa consiste em um método com estratégias computacionais adaptáveis, que permite a formação de um repositório destinado a armazenar diferentes tipos de dados e gerenciá-los para análise, distribuição e geração de relatórios médicos. O programa de computador contou com dados do Sistema Integrado Catarinense de Telemedicina e Telessaúde (STT) da Rede Catarinense de Telemedicina (RCTM) para o estudo de caso em hospitais e, agora, está sendo aprimorado e expandido para outras fontes de trabalho, como a Teledermatologia.

Publicação na revista do INPI em 2023

Em junho de 2023, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou o programa na Revista de Propriedade Intelectual. O método utiliza as linguagens Python, JSON e SQL para o gerenciamento dos dados de proveniência em diferentes Sistemas de Informação em Saúde.

Acesse a matéria da SINOVA para saber mais.

Com os dados obtidos é possível contribuir com a tomada de decisões sobre os cuidados com a saúde de uma determinada população e, com a tecnologia, é possível resolver questões de rastreabilidade das fontes dos dados, oportunizar sua segurança e contribuir com a tomada de decisões que otimizam o custo benefício da instituição de saúde.

Com informações do Notícias da UFSC.