UFSC é a quarta universidade federal em ranking de qualidade do MEC e atinge o conceito 5 de excelência

17/04/2024 14:00

No último dia 2 de abril, o Ministério da Educação avaliou a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) como a quarta universidade federal com maior média no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Neste sentido, a UFSC se posicionou na faixa de excelência, sendo a única instituição do estado de Santa Catarina a atingir conceito 5 em sua avaliação.

O IGC é calculado a partir do resultado da avaliação das instituições de educação superior e corresponde à média das notas dos cursos de graduação e dos conceitos CAPES de mestrado e doutorado, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso. A UFSC garantiu a nota de 4,32, ficando atrás das federais de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e ABC. Entre as 78 instituições de Santa Catarina submetidas à avaliação, a UFSC foi a única posicionada na faixa de excelência.

Processo avaliativo das universidades

Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), as instituições públicas federais se destacaram no ranking geral. O MEC ainda divulgou os resultados de outros Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2022, como: Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC).

Os indicadores estão diretamente relacionados ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) – 2022. Cursos nas áreas de administração, contabilidade, economia, direito, jornalismo e relações internacionais foram alguns dos avaliados. Além deles, também entram na listagem os cursos de design, gastronomia, gestão, entre outros.

Com informações do Inep e do Notícias da UFSC.