UFSC tem destaque no Ranking de Depositantes do INPI em 2022 e 2023

21/03/2024 09:00

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) divulgou o ranking dos maiores depositantes de pedidos de Propriedade Intelectual (PI), em relação aos anos de 2022 e 2023, tanto de depositantes residentes, quanto não residentes brasileiros.

O ranking do INPI inclui diferentes tipos de ativos como patentes de invenção, modelos de utilidade, marcas, desenhos industriais, software, entre outros, e é composto por universidades, institutos, empresas e pessoas de todo o país. Em consonância com a ampliação da inovação na academia, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi destaque nos dois últimos anos como uma entre os 50 depositantes residentes.

Em 2023, a Universidade ocupou o 36º lugar em patentes de invenção, com 16 depósitos; e o 46º lugar, com 15 depósitos de programas de computador. Já em 2022, a UFSC garantiu quatro posições no ranking, com destaque para patentes de invenção, no qual a ocupou o 23º lugar, com 20 depósitos.

Acesse o ranking completo do INPI aqui.

Quer saber como realizar a proteção da sua invenção e/ou tecnologia? Entre em contato com o Departamento de Inovação (Sinova), pelo e-mail: sinova@contato.ufsc.br ou siga o passo a passo no site da Sinova na aba “Propriedade Intelectual > Informações sobre Propriedade Intelectual”.

Nossos parabéns aos inventores(as) e autores(as) de ativos de PI da UFSC por mais essa conquista. Esperamos que, em 2024, possamos alcançar novas posições no ranking do INPI.

Com informações do Instituto Nacional da Propriedade Industrial.