Edital Sinova mapeia disciplinas que utilizam ou abordam temas de jogos analógicos

11/03/2024 11:00

O Departamento de Inovação (Sinova) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq), em conjunto com as Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) e a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convidam docentes para participarem do cadastramento e mapeamento de disciplinas que incentivem o desenvolvimento de jogos analógicos.

O “Edital nº 11/2024/SINOVA/UFSC” visa o cadastro e mapeamento de disciplinas que utilizem ou abordem o tema jogos analógicos como parte do planejamento das suas atividades ou como recurso didático. O edital também foca em disciplinas que buscam estimular a criatividade e a inovação por meio do desenvolvimento de jogos analógicos.

De fluxo contínuo, o formulário online oportuniza o cadastro de novas iniciativas e amplia o conhecimento da SINOVA na UFSC, conectando as ações da área. Lembramos que, para cada disciplina, um novo formulário deve ser cadastrado.

Entende-se por jogos analógicos atividades lúdicas não dependentes de tecnologia digital, que envolvam componentes físicos como peças, cartas, tabuleiros, dados, papel e caneta. Os jogos devem também promover dinâmicas entre uma ou mais pessoas, baseadas em regras e objetivos definidos.

O mapeamento faz parte das ações estratégicas do Programa de Inovação e Empreendedorismo “INOVA UFSC” que busca aproximar soluções da Universidade de sua comunidade, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão.