Programa de computador do POLO/UFSC, em parceria com a Nidec Global Appliance Brasil LTDA, foca em projeto de circuitos magnéticos a base de ímãs permanentes

05/02/2024 13:00

A Revista de Propriedade Intelectual do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou o registro do programa de computador “Teslamax”, em dezembro de 2023. Desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (POLO/EMC/UFSC), em cotitularidade com Nidec Global Appliance Brasil LTDA, o programa utiliza as linguagens Python e Java, comunicando com a API do COMSOL, em seu desenvolvimento.

O programa teslamax se caracteriza como um sistema de otimização de circuitos magnéticos a base de ferro e ímãs permanentes, no qual o usuário consegue gerar geometrias baseadas em cunhas de diferentes materiais e tamanhos, cálculos do campo magnético no entreferro usando o programa COMSOL, além de calcular os ângulos ótimos de magnetização de cada cunha de ímã para atingir uma variação de campo desejada.

Além disso, o programa simula uma geometria familiar de circuitos magnéticos que permite automatizar a geração de geometrias de diferentes tamanhos e escreve scripts de automação que varrem diferentes parâmetros de geometrias e compara o campo magnético gerados, tendo também uma rotina de otimização embutida.

Para obter mais informações sobre a invenção, os interessados devem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: polo@polo.ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar a invenção, envie um e-mail para a Sinova em: sinova@ufsc.br, com o número de identificação BR 51 2023 003753 2.