Programa de computador auxilia na classificação de larvas de dengue por meio de aplicativo móvel

01/02/2024 09:00

A Revista de Propriedade Intelectual do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou o registro do programa de computador “XÔDENGUE”, em dezembro de 2023. Desenvolvido pelo Grupo de Qualidade de Software do Departamento de Informática e Estatística do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (GQS/INE/CTC/UFSC), o aplicativo utiliza o App Inventor e o Google Teachable Machine em sua programação.

Desenvolvido como um caso de exemplo didático, o aplicativo Android XÔDENGUE usa o App Inventor, uma plataforma de programação visual (em blocos), voltada para a programação de aplicativos móveis para crianças. O aplicativo permite classificar larvas de dengue a partir de imagens tiradas com a câmera do celular.

Permitindo a classificação de diferentes espécies, o app foi treinado por uma rede neural (MobileNet) usando a ferramenta de código aberto Google Teachable Machino com 1900 imagens de larvas de mosquito e outros objetos. O modelo foi exportado para Google Cloud e implantado em um app desenvolvido com a ferramenta de código aberto App Inventor. O aplicativo inclui também as funcionalidades de: classificação de imagem de larva de mosquito e fornecimento de informações sobre como prevenir a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Para obter mais informações sobre a invenção, os interessados devem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: gqs.ine@contato.ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar a invenção, envie um e-mail para a Sinova em: sinova@ufsc.br, com o número de identificação BR 51 2023 003755 9.