Programa de computador desenvolvido pelo Polo/UFSC calcula campo magnético em qualquer ponto do entreferro

29/01/2024 13:00

A Revista de Propriedade Intelectual do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou a concessão do programa de computador “nhalbach – Nested Halbach Simulator”, em dezembro de 2023. Desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (POLO/EMC/UFSC), em cotitularidade com Nidec Global Appliance Brasil LTDA, o programa utiliza linguagem Python em seu desenvolvimento.

O programa de computador se destina a simular, com modelos analíticos, circuitos magnéticos formados por cilindros de Halbach concêntricos. Por meio de dados de geometria e material, é possível calcular o campo magnético em qualquer ponto do entreferro.

O programa também é muito rápido na execução, pois usa ferramentas analíticas e pode ser facilmente usado em scripts de automação, já que usa formatos de dados simples. Como destaque de uso, o programa pode ser usado para projetos de circuitos magnéticos à base de ímãs permanentes.

Para obter mais informações sobre a invenção, os interessados devem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: polo@polo.ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar a invenção, envie um e-mail para a Sinova em: sinova@ufsc.br, com o número de identificação BR 51 2023 003752 4.