Centro Tecnológico de Joinville apresenta invenção focada em um melhor desempenho para aviação

26/01/2024 09:00

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu a patente de invenção “Técnica de modulação digital para giroscópios interferométricos à fibra óptica (IFOG) de malha fechada de dois níveis e dois períodos”, na Revista de Propriedade Intelectual, em novembro de 2023.

Desenvolvida pelo Centro Tecnológico de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em cotitularidade com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a invenção se refere a uma técnica de modulação digital para giroscópios interferométricos a fibra óptica (IFOG) de malha fechada, sendo essa nova modulação formada pela intercalação de dois períodos de modulações de dois níveis.

A abordagem elimina a limitação da modulação de dois níveis clássica (controle do fator de escala deficiente em baixas rotações) e permite a implementação de giroscópios de classe inercial com excelente angle random walk (ARW) e deriva.

Os giroscópios são partes fundamentais dos sistemas de navegação inercial utilizados no controle de atitude de satélites e navegação de foguetes, submarinos, aviões e mísseis. Dentre as tecnologias utilizadas nos giroscópios, a fibra óptica (IFOGs) tem se mostrado uma das mais promissoras. Quando comparado com as concorrentes, os IFOGs apresentam o melhor desempenho e são a melhor escolha para a aviação de alto desempenho, na área militar e na indústria aeroespacial.

Para obter mais informações sobre a invenção, os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: anderson.spengler@ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar a invenção, envie um e-mail para a Sinova em: sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 10 2017 024827 5.