Programa de computador se destaca como plataforma de gestão da solidariedade e associação colaborativa

23/01/2024 09:00

A Revista de Propriedade Intelectual do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou a concessão do programa de computador “Sistema integrado de gestão da solidariedade (SIGSOL) – Plataforma web de solidariedade”, em dezembro de 2023. O programa foi desenvolvido em uma parceria entre os Centro Socioeconômico (CSE) e o Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e utiliza as linguagens Angular 9, Javascript, TypeScript, Node, Mongo DB e Docker.

O programa de computador é composto por três módulos. O primeiro é o frontend, que faz a interação com o usuário final e possui os formulários de participação. O segundo é o backend que faz o tratamento de dados, recebendo as submissões do frontend e gravando as informações no banco de dados. Por fim, o terceiro módulo se baseia no banco de dados que possui a definição dos mesmo e onde estes são armazenados.

A principal funcionalidade do programa é o cadastro de pessoas em situação de vulnerabilidade (que precisam de ajuda) e as pessoas com possibilidade de doar itens e prestação de serviços (que podem fornecer ajuda). Este banco de dados é mantido pela equipe, que pode fazer a seleção e conexão entre ambas as partes.

Com a pandemia da Covid-19, novos desafios foram apresentados para a humanidade. Pensando nisso, as universidades encararam a missão de produzir e disseminar o conhecimento científico, tecnológico, artístico e cultural, buscando atender as demandas da sua região. O propósito da plataforma é criar uma rede de associação colaborativa e amenizar os impactos econômicos, sociais, emocionais e jurídicos, durante e pós-pandemia.

Para obter mais informações sobre a invenção, os interessados devem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: cse@contato.ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar a invenção, envie um e-mail para a Sinova em: sinova@ufsc.br, com o número de identificação BR 51 2023 003681 1.