Modelo de utilidade auxilia pessoas com limitação muscular dos membros superiores e oferece mais estabilidade, conforto e segurança na manipulação de objetos

23/01/2024 13:00

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) fez a publicação do pedido de patente do modelo de utilidade “Adaptador multiuso, para pessoas com limitação muscular e comprometimento articular dos membros superiores”, na Revista de Propriedade Intelectual em dezembro de 2023.

Desenvolvida pelo Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC), em cotitularidade com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), o modelo de utilidade se refere a um adaptador multiuso para pessoas portadoras de doenças que ocasionam limitação muscular e comprometimento articular nas mãos.

Muitas pessoas possuem dificuldade em se alimentarem sozinhas devido a movimento limitado ou tremores nas mãos. Por conta desta dificuldade, indivíduos com rigidez muscular e com deficiência de preensão palmar acabam tendo uma limitação ao manusear utensílios pequenos como talheres.

Pensando nisso, a invenção apresenta um adaptador multiuso universal que pode ser personalizado para cada paciente. Sua fabricação se dá por meio de processos de manufatura aditiva (impressão 3D), utilizando filamentos poliméricos de ácido poliláctico (PLA). Com isso, a invenção promove além de estabilidade, conforto e segurança na manipulação de diferentes tipos de objetos.

Para obter mais informações sobre a invenção, os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: posdesign@contato.ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar a invenção, envie um e-mail para a Sinova em: sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 20 2022 010483 8.