Programa de computador auxilia na identificação de sobrecargas e sobrecorrentes em redes elétricas rurais

22/01/2024 09:00

A Revista de Propriedade Intelectual do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou a concessão do programa de computador “Gerenciador de resposta da demanda de redes elétricas rurais e consumidores irrigantes”, em dezembro de 2023. O programa foi desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Energia e Sustentabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Araranguá (PPGES/UFSC), em cotitularidade com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), utilizando a linguagem Python em sua programação.

O programa visa identificar transgressões dos parâmetros elétricos monitorados de uma rede elétrica de distribuição localizada em área rural. As transgressões passíveis de identificação são sobrecarga do transformador da subestação, sobrecorrente nos circuitos alimentadores e subtensão em pontos monitorados ao longo da rede elétrica.

Ao identificar uma destas transgressões, o programa realiza o gerenciamento de cargas elétricas de consumidores rurais irrigantes localizados nesta rede, o que reduz a carga da rede e soluciona a transgressão inicialmente detectada.

O software será utilizado para solucionar problemas relacionados à qualidade de energia em redes elétricas rurais de distribuição, como sobrecargas de equipamentos e condutores, níveis de tensão abaixo dos limites regulatórios e abundância de perdas técnicas. Sua principal potencialidade é a comercialização junto às concessionárias de distribuição de energia elétrica que atendem essas regiões.

Para obter mais informações sobre a invenção, os interessados devem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: ppges@contato.ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar a invenção, envie um e-mail para a Sinova em: sinova@ufsc.br, com o número de identificação BR 51 2023 003639 0.