Invenção do EMC auxilia pessoas com paralisia cerebral e permite mais autonomia, independência e qualidade de vida

19/01/2024 13:00

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu a patente de invenção “Equipamento para suporte de sensor ocular e tablets e notebooks para cadeirantes com paralisia cerebral”, publicada na Revista de Propriedade Intelectual em novembro de 2023.

Desenvolvida pelo Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (EMC/CTC/UFSC), a invenção se refere ao desenvolvimento de um suporte de sensor ocular para tablets e notebooks para cadeirantes com paralisia cerebral.

Além de permitir mais autonomia, independência e qualidade de vida às pessoas com deficiência, incapacidade ou mobilidade reduzida, o dispositivo também é construído com uma estrutura resistente a espasmos. Com um suporte articulado, o dispositivo permite todos os graus de mobilidade para ajuste no espaço. Também conta com uma capacidade de troca rápida articulada para o suporte.

O objetivo da invenção também é permitir a calibração e utilização de um sensor de acessibilidade composta por uma unidade de controle ocular e um programa de comunicação alternativa e aumentativa. A invenção também conta com algumas vantagens como: montagem fácil e a segurança dos equipamentos contra espasmos involuntários.

Para obter mais informações sobre a invenção, os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: chefia.emc@contato.ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar a invenção, envie um e-mail para a Sinova em: sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 10 2019 018503 1.