Pesquisadores da UFSC, UFMG e Instituto Butantan publicam patente que foca na produção de vacina contra a Covid-19

16/01/2024 11:00

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou o pedido de patente “Proteínas recombinantes e bactéria Mycobacterium bovis BCG geneticamente modificada, imunogênicas contra SARS-COV-2, formulações vacinais e usos” na Revista de Propriedade Intelectual, em outubro de 2023.

A presente invenção foi depositada em 14 de abril de 2022 e é uma parceria entre Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Instituto Butantan. A tecnologia se trata de proteínas recombinantes, compreendendo epítopos das proteínas spike e do nucleocapsídeo do vírus SARS-CoV-2 e da construção da Mycobacterium bovis BCG geneticamente modificada expressando essas proteínas.

A tecnologia trata ainda do uso das proteínas e da bactéria geneticamente modificada para produzir uma vacina contra a Covid-19. Além disso, a bactéria Mycobacterium bovis BCG geneticamente modificada pode ser usada para preparar vacinas com atividade imunogênica, tanto contra Covid-19, quanto contra a tuberculose.

Para obter mais informações sobre a invenção, os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: mip@contato.ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar a invenção, envie um e-mail para a Sinova em: sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 10 2022 006984 0.