Pesquisadora da UFSC representa Santa Catarina na Etapa Nacional do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação

12/01/2024 09:00

No último dia 22 de dezembro, foram divulgados pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), o nome de cinco pesquisadores e profissional de comunicação que representarão Santa Catarina na Etapa Nacional do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação – Professora Johanna Döbereiner – Edição 2023.

Os profissionais selecionados na Etapa Estadual foram inscritos por Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) garantiu sua representante na categoria “Pesquisador Destaque”, na área de Ciências Exatas, com a pesquisadora Regina de Fatima Peralta Muniz Moreira.

Regina é graduada em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá e possui mestrado e doutorado em Química pela UFSC e pós-doutorado na Universidade de Porto. Além disso, é professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química e do Programa de Pós-Graduação em Química da UFSC, atuando principalmente nos temas: tratamento de efluentes, adsorção, processos oxidativos avançados e catálise heterogênea.

A pesquisadora é membro de comitês científicos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Também faz parte do comitê gestor do INCT Midas, um projeto dentro do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), cujo objetivo é desenvolver a ciência aplicada de ponta nas áreas de química, engenharia, materiais e processos que gerem tecnologias ambientais de alto potencial aplicado para a valoração de resíduos e materiais renováveis, além de ser vice-coordenadora do INCT CAPICUA (CNPq).

O Prêmio Confap é uma iniciativa do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que congrega as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) de todo o Brasil. Em sua terceira edição, pretende selecionar pesquisadores com trabalhos que contribuem para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), bem como profissionais da área de comunicação que atuam na divulgação da CTI.

Conheça os outros selecionados que representarão Santa Catarina na final da terceira edição do Prêmio Confap:

Pesquisador Destaque

  • Ciências da Vida: Valdir Cechinel Filho – Universidade do Vale do Itajaí (Univali)
  • Ciências Humanas: José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra – Instituto Ânima

Pesquisador Inovador

  • Inovação para o Setor Empresarial: Oscar Rubem Klegues Montedo – Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
  • Inovação para o Setor Público: Francisco Antonio dos Anjos – Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

Profissional de Comunicação

  • Cínthia Andruchak Freitas – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri)

Com informações da Agência Catarinense de Notícias.