Projeto da Mobway, em parceria com Laboratório da UFSC, foca em tecnologias de conectividade veicular e é selecionado para receber aporte de R$ 3 milhões

10/01/2024 09:01

Com a participação do Laboratório de Integração Software Hardware da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da startup Mobway, um projeto para o desenvolvimento de tecnologia de processamento de dados de carros conectados foi aprovado na chamada pública Rota 2030 – Fundep. A iniciativa pioneira no Brasil visa contribuir para o avanço da conectividade veicular no setor automotivo brasileiro.

Como um programa destinado ao setor automotivo que apoia o desenvolvimento tecnológico, a inovação, a eficiência energética e a qualidade dos automóveis, o Rota 2030 – Fundep faz parte da Chamada Pública de PD&I 01/2023. Aprovada na Linha VI – Conectividade Veicular, a proposta receberá um aporte de R$ 3 milhões e contará com a coordenação do professor Antônio Augusto Fröhlich, do Departamento de Informática e Estatística (INE) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFSC.

Além dele, o projeto também terá a participação da FCA Latam (Fiat Chrysler Automobiles), Groupe PSA Brasil, Bosch Brasil, Renault Group, da Mobway e do Laboratório de Integração Software Hardware da UFSC.

O projeto busca desenvolver uma infraestrutura segura de big data automotivo em formato de data lake, capaz de agregar e processar grandes volumes de dados provenientes de diversas fontes relacionadas aos veículos conectados. Com duração prevista de 36 meses, a infraestrutura do projeto será fundamental para a criação de novas receitas e negócios para os parceiros. Com ele, será possível a aplicação de algoritmos de inteligência artificial e ferramentas de análise de dados em informações veiculares. Seu foco está em cenários de aplicação envolvendo inteligência artificial.

Com informações do Notícias da UFSC.