Plataforma desenvolvida na UFSC Araranguá auxilia educadores na criação de material educacional personalizado para uso em sala de aula

09/01/2024 09:00

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou, na Revista de Propriedade Intelectual, a concessão do programa de computador “ProjectEdu Studio”, em outubro de 2023. Utilizando as linguagens Javascript, HTML e CSS, o programa de computador foi desenvolvido no Laboratório de Experimentação Remota (RExLab) na Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Araranguá (UFSC).

O programa se baseia em uma ferramenta projetada para auxiliar educadores na criação de material educacional personalizado para uso em sala de aula. Por meio da sua interface é possível que os usuários projetem facilmente jogos de tabuleiro, roletas e cartas, adaptados aos objetivos de aprendizagem específicos dos seus alunos.

Por meio da plataforma, educadores podem personalizar cada elemento do jogo, desde o design gráfico, a perguntas e desafios, garantir relevância e engajamento de seus alunos. A plataforma também oferece opções de pré-visualização em tempo real, facilitando ajustes e melhorias antes da impressão final. Outro destaque é que, ao gerar os arquivos de impressão, a plataforma facilita o processo de criação de material educacional, interativo e envolvente, promovendo uma experiência de aprendizagem estimulante e eficaz em sala de aula.
Para obter mais informações sobre a invenção, os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: rexlab@contato.ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar a invenção, envie um e-mail para a Sinova em: sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 51 2023 003119 4.