Programa de computador realiza automatização de sinalização horizontal em pistas de aeroportos e aeródromos

06/01/2024 09:00

A Revista de Propriedade do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou o registro do programa de computador “R-Marking”, em agosto de 2023. Desenvolvido no Departamento de Engenharia Civil do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (ECV/CTC/UFSC), o programa surgiu na disciplina de Aeroportos do ECV e tem como principal linguagem de programação o Java.

O processo de produção do projeto de sinalização horizontal de pistas requer muita atenção aos detalhes das restrições e parametrizações que constam ao longo do texto da RBAC-154; Regulamento Brasileiro da Aviação Civil, da Agência Nacional de Aviação Civil, que estabelece as regras adotadas no projeto de aeródromos públicos. O programa R-Marking facilita o processo por meio da sintetização dos dados de entrada na sua interface gráfica e da implementação no código de todas as restrições e parametrizações.

O programa também automatiza o processo de dimensionamento dos elementos que requerem processos interativos – que envolvem o desenho do eixo da pista e das faixas de cabeceira – visando a posterior facilidade de execução em campo. O R-Marking conta com grande potencial para uso no setor privado, principalmente por empresas que oferecem serviços de projetos na área de aeroportos.
Para obter mais informações sobre o programa de computador, os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: ecv@contato.ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar a invenção, envie um e-mail para a Sinova em: sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 51 2023 002499 6.