Invenção do EMC auxilia pacientes no tratamento de fraturas de ossos longos

06/01/2024 13:00

A Revista de Propriedade Intelectual, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), publicou o pedido de modelo de utilidade “Parafuso de bloqueio com rosca nas extremidades para uso com haste intramedular”, em outubro de 2023.

A invenção do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (EMC/CTC/UFSC), em parceria com a Tóride Indústria e Comércio LTDA, se destaca no campo de dispositivos médicos, em especial em implantes para osteossíntese do tipo parafuso de bloqueio utilizado no tratamento de fraturas de ossos longos.

Desenvolvido para atuar diretamente na indústria de produtos médicos, o invento aumenta a resistência mecânica, além de ter um grande potencial de estabilização do sistema haste intramedular e facilidade de extração do implante no caso de cirurgia de revisão. A invenção também tem o diferencial de supressão da rosca ao longo do corpo do parafuso para melhorar o desempenho mecânico, sendo que a inclusão de rosca nas duas extremidades do parafuso auxilia a impedir a movimentação da extremidade distal do parafuso.
Para obter mais informações sobre a patente, os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: chefia.emc@contato.ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar a invenção, envie um e-mail para a Sinova em: sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 20 2022 005898 4.