Invenção permite a redução de impactos ambientais causados por resíduos de pontas de cigarro

05/01/2024 09:30

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou o pedido de patente de invenção “Elemento filtrante nãotecido de acetato de celulose” na Revista de Propriedade Intelectual, em setembro de 2023. Desenvolvida no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (ENS/CTC/UFSC), a invenção se refere a um elemento filtrante nãotecido de acetato de celulose com base em pontas de cigarro coletadas no meio ambiente, utilizado no processo de filtração para pré-tratamento de água superficial.

As pontas de cigarro são conhecidas mundialmente como as principais fontes de geração de resíduos sólidos. Só no Brasil, são produzidas cerca de 25 toneladas de lixo por ano relacionadas ao cigarro, sendo que 9 toneladas são apenas de pontas de cigarro. Por isso, diferentes estratégias vêm sendo desenvolvidas para fazer a destinação ambiental adequada para estes resíduos.

Uma das alternativas mais sustentáveis é a utilização de pontas de cigarro no processo de fabricação de um nãotecido que pode ser utilizado como filtro para pré-infiltração de água superficial. Para a produção do nãotecido, diferentes etapas foram desenvolvidas até sua obtenção. As pontas são limpas e, posteriormente, cozidas com a finalidade de obter a fibra de acetato de celulose higienizada. Em seguida, as pontas são avaliadas em termos de presença, quantificação e percentual de remoção de metais pesados mais encontrados nas pontas do cigarro. Após, o material é submetido a um processo de cardagem e, finalmente, consolidado em fibras.
Para obter mais informações sobre a invenção, os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: ppgea@contato.ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar a invenção, envie um e-mail para a Sinova em: sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 10 2022 003421 4.