Invenção do departamento de química da UFSC promove composição farmacêutica que auxilia no tratamento de Alzheimer

05/01/2024 13:00

A Revista de Propriedade Intelectual do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou o pedido de patente de invenção “Processo de obtenção de derivados de acil selenoureia e seu uso como antioxidantes e inibidores da acetilcolinesterase”, em outubro de 2023.

A invenção do Departamento de Química do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas da Universidade Federal de Santa Catarina (QMC/CFM/UFSC), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), consiste na obtenção de novos derivados de acil selenoureia, empregados como antioxidantes e inibidores da enzima acetilcolinesterase, com grande potencial no tratamento da doença de Alzheimer.

A invenção fornece um processo simples e econômico para a síntese de novos derivados de acil selenouréias com fórmula em bons rendimentos. A invenção descreve a utilização destes novos compostos na atividade inibitória frente à enzima Acetilcolinesterase. Além disso, as composições farmacêuticas apresentam excelente atividade antioxidante e anticolinesterásica, compreendendo os derivados acil selenoureia. Pode ser aplicado em grande variedade na indústria de química fina.
Para obter mais informações sobre a invenção, os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: secretar@qmc.ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar a invenção, envie um e-mail para a Sinova em: sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 10 2022 007315 5.