Programa de computador auxilia no monitoramento e cuidado de pacientes com Tuberculosa Drogarresistente (TB DR)

04/01/2024 13:00

Em agosto de 2023, a Revista de Propriedade Intelectual, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou o registro do programa de computador “TB-Online”. Desenvolvido no Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (NFR/CCS/UFSC), o programa conta com as linguagens HTML e Javascript e foi publicado em 24 de maio de 2023.

O aplicativo móvel pode ser utilizado tanto em navegadores, quanto em sistemas operacionais Android e iOS, e é usado para a educação permanente dos enfermeiros sobre os cuidados dos portadores de Tuberculose Drogarresistente (TB DR), no âmbito da atenção primária à saúde (APS). O aplicativo traz uma possibilidade inovadora de atualização dos conhecimentos de profissionais enfermeiros no seu ambiente de trabalho e em tempo real, podendo ser consultado sempre que houver dúvida diante de uma situação referente à doença.

O aplicativo traz nove itens com informações essenciais: TB+DR; diagnóstico; tratamento; fluxo do paciente; orientações para pacientes e familiares; notícias; contatos; referências bibliográficas e criadores. Cada um desses itens possui subitens e informações detalhadas e de fácil acesso, podendo ser acessado durante uma consulta ou visita domiciliar. Por meio das informações, os profissionais consolidam seus conhecimentos para uma prática de qualidade na realização de tratamento correto e cuidado adequado, aumentando o alcance na cura da doença, evitando complicações e maiores resistências.
Para obter mais informações sobre o programa de computador, os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: nfr@contato.ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar a invenção, envie um e-mail para a Sinova em: sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 51 2023 002396 5.