Invenção do Departamento de Química da UFSC busca diminuir os possíveis efeitos colaterais em pacientes de fármacos para o tratamento de câncer

04/01/2024 09:00

A Revista de Propriedade Intelectual do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou o pedido de patente de invenção “Obtenção e ativação de pró-fármacos propargílicos e alílicos da β-Lapachona mediada por metais de transição para o tratamento de câncer”, em setembro de 2023.

Desenvolvida no Departamento de Química do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas da Universidade Federal de Santa Catarina (DPTQMC/CFM/UFSC), a invenção está inserida no campo da química bio-ortogonal e consiste na obtenção de novos produtos, especificamente, pró-fármacos da da β-Lapachona, que podem ser ativados por metais de transição, via clivagem de ligação C-C, em células humanas cancerosas.

Devido à possibilidade da ativação dos novos pró-fármacos através da catálise metálica bio-ortogonal, os pró-fármacos alílicos e propargílicos da β-Lapachona são estáveis em condições fisiológicas. Na presença de nanopartículas de paládio, os pró-fármacos são convertidos na sua forma ativa em uma reação ortogonal rápida.

A invenção e seu produto derivado auxiliam no tratamento de uma das doenças que mais mata no mundo, o câncer. O processo, baseado em quimioterapia, tem efeitos adversos em uso contínuo e, com a tecnologia presente na invenção, é possível minimizar esses efeitos, promovendo bem-estar aos pacientes em tratamento.

Para obter mais informações sobre a invenção, os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: qmc@contato.ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar a invenção, envie um e-mail para a Sinova em: sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 10 2022 005208 5.