Desenho industrial desenvolvido pelo EMC/UFSC auxilia motociclistas na retirada e transporte de conteúdos da caixa de armazenamento

03/01/2024 13:30

No mês de agosto de 2023, a Revista de Propriedade Intelectual, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou o ativo de propriedade intelectual “Dispositivo para transporte e armazenamento de objetos em motocicletas”.

Produzido no Núcleo de Desenvolvimento Integrado de Produtos do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (NeDIP/EMC/CTC/UFSC), o desenho industrial consiste em uma carcaça rígida e articulada por dobradiça entre a parte inferior (base) e superior (tampa). O desenho contém um sistema de trava para fechamento e segurança cujo interior, além do sistema de iluminação e porta USB, também se fixa uma bolsa flexível, de geometria similar à carcaça, e um sistema de fechamento, sendo removível e contendo alças para transporte.

O desenho industrial auxilia o motociclista a posicionar e/ou retirar e transportar todo o conteúdo armazenado de forma rápida e organizada, sem a necessidade de remover a carcaça rígida da motocicleta. Sua fabricação pode ser feita por diferentes processos como estampagem, dobra e/ou soldagem. Já a bolsa flexível pode ser fabricada por processos convencionais de corte e costura. A sua montagem também pode ser feita manualmente, sem requisitar ferramentas especiais.

Para obter mais informações sobre o desenho, os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: chefia.emc@contato.ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar a invenção, envie um e-mail para a Sinova em sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 30 2022 002765 0.