Encontro de NITs da Rede Federal de Educação Superior de Santa Catarina reforça a valorização da inovação, ciência e tecnologia nas instituições

03/10/2023 13:00

Nos últimos dias 28 e 29 de setembro, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sediou o “1º Encontro dos NITs da Rede Federal de Educação Superior de Santa Catarina”. O evento buscou aproximar agências e núcleos de inovação de Santa Catarina, focando no compartilhamento de boas práticas que auxiliem na mitigação dos desafios enfrentados pela inovação nas instituições públicas.

De formato híbrido, presencial e online, o evento pôde ser acompanhado também pelo canal da Sinova no YouTube. Além de muito conhecimento e troca de ideias, o evento buscou apontar os caminhos da transferência de tecnologias, ferramentas para a maturação de projetos (TRL), propriedade intelectual, startups, além de outros temas ligados à inovação e ao empreendedorismo.

No dia 28 de setembro (quinta-feira), o evento iniciou-se com uma mesa de reitores e seguiu com a palestra “Perspectivas e Inovação no MEC”, ministrada por Artur de Souza Moret, do Ministério da Educação, e uma apresentação de boas práticas e perguntas. A abertura do evento foi guiada pelo Pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Jacques Mick, que destacou a importância da temática de inovação e do trabalho dos NITs, além do apoio mútuo entre as instituições.

Para a mesa de abertura, foram convidados os reitores das instituições do grupo: reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza; do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sonia Regina de Souza Fernandes; da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), João Alfredo Braida, representado por Milton Kist; do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Maurício Gariba Junior, representado por Cynthia Dutra; e teve, como mediadora, a diretora de inovação do Departamento de Inovação (SINOVA/UFSC), Clarissa Stefani Teixeira.

“[A UFSC] tem sido referência e agora buscamos um trabalho conjunto. Tenho certeza que as discussões, melhores práticas de tecnologia e de inovação, além da produção de ciência e tecnologia, podem contribuir para sistematizar as próximas inovações que serão colocadas em prática. Temos uma infraestrutura e pessoas muito bem capazes que, por meio da pesquisa, do ensino, da ciência e da educação, vem construindo um mundo melhor para nós. A Universidade está à disposição de todos” – finaliza.

Já no dia 29 de setembro, o evento contou com dois bate-papos. O primeiro foi apresentado por Irineu Afonso Frey (UFSC) e Lucas Belém (UFMG) que destacaram a “Valoração da transferência de tecnologia e ferramentas de maturação de projetos: Subsídios para a transformação de pesquisa em inovação”. Já o segundo bate-papo do dia ficou por conta de Ronaldo David Viana Barbosa (UFSC) e Nathalia dos Reis Santos Almeida (UFMG), que apontaram a “Instrumentação jurídica para transferência de tecnologia e a participação docente em startups de instituições públicas federais de educação superior”.

Após as apresentações, as instituições participantes promoveram uma rodada que visou a construção de um plano de trabalho com propostas de acordos mútuos e agendas do grupo. A ideia foi que as instituições contribuíssem umas com as outras para viabilizar o crescimento do grupo, trabalhando ativamente com bibliotecas e mentorias para formação de base; parceria com a Comissão de Propriedade Intelectual e Combate a Pirataria; apoio nos próximos encontros com as outras universidades participantes do grupo; colaboração entre INPI e OAB para agenda de cursos e mentorias; ampliação de conexões; entre outros.

Para Clarissa Stefani Teixeira, diretora de inovação da Sinova, o evento de NITs foi essencial para viabilizar ainda mais a parceria entre as ICTs. “Estamos trabalhando ativamente para expandir a inovação para as mais diversas frentes. Com o nosso grupo de trabalho, impulsionamos conhecimentos e pessoas, além de garantirmos o pioneirismo das pesquisas em todo o Brasil” – reforça.