Chamada Propesq/Sinova busca tecnologias de oxidação avançada para articulação na VI Conferência Ibero-americana de Tecnologias de Oxidação Avançada

02/10/2023 14:00

O Departamento de Inovação (Sinova) da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convida servidores(as) docentes e técnico-administrativos(as) e pesquisadores(as), que desenvolvem ou participam de projetos, programas ou iniciativas, para apresentarem propostas visando a formação de um portfólio de pesquisa vinculadas aos temas da “Conferência Ibero-americana de Tecnologias de Oxidação Avançada (CIPOA)”.

Com inscrições até 9 de outubro de 2023, a chamada nº 31/2023 – Propesq/Sinova pretende auxiliar na realização de uma rodada de negócios e potencializar a captação de recursos com entidades externas à UFSC. Nessa rodada que antecede o evento, grupos de pesquisa da UFSC poderão interagir, articular, discutir sobre inovação, além de fortalecer suas redes, ampliar oportunidades de captação de recursos e a sinergia entre indústrias consolidadas e startups.

Reconhecendo a oportunidade de integrar suas iniciativas para avançar nas áreas de pesquisas e inovação de tecnologias de oxidação avançada, a chamada visa identificar projetos e iniciativas na UFSC que trabalhem com uma ou mais das seguintes temáticas de interesse do evento:

• Tecnologias de oxidação para o tratamento de água, efluentes líquidos, ar ou solo, envolvendo o uso de: ozônio, luz ultravioleta, plasma, ultrassom, peróxido de hidrogênio e outros peróxidos, fotocatálise, eletro-oxidação;
  • Uso de radiação solar para a desinfecção e sanitização de ar, água ou solo;
  • Uso de tecnologias de oxidação para obtenção de produtos de valor agregado;
  • Tecnologias de obtenção de hidrogênio verde, como water splitting, eletro-reforma, fotoeletro-reforma;
  • Tecnologias de obtenção de SAF (sustainable aviation fuel) usando oxidação avançada;
  • Materiais de construção civil com propriedades fotocatalíticas para controle de poluição atmosférica, autolimpantes, super-hidrofílicas e sanitizantes;
  • Materiais com aplicações na área da saúde: aplicações de ozônio, peróxidos, luz UV, e plasma;
  • Controle de microrganismos em sementes e aplicações de tecnologias de oxidação na agronomia;
  • Controle de microrganismos em alimentos usando tecnologias de oxidação: plasma frio, ozônio, UV, fotocatálise e eletrocatálise;
  • Métodos de preservação de qualidade de alimentos e controle de amadurecimento de frutos climatéricos usando tecnologias de oxidação avançada; Embalagens ativas para alimentos com propriedades oxidativas (plasma frio, ozônio, UV, fotocatálise);
  • Aplicações de tecnologias avançadas de oxidação/redução para descarbonização e utilização de CO2;
  • Novos materiais e semicondutores com aplicações em tecnologias avançadas de oxidação.

Os interessados em participar podem se inscrever por meio do formulário online. Os proponentes serão convidados pela Propesq para uma reunião de articulação das propostas, visando a formação de portfólio institucional mais competitivo.

A articulação das propostas será realizada sob a liderança dos(as) professores(as) Regina de Fátima Peralta Muniz Moreira (Presidente do VI CIPOA), Dachamir Hotza e Cíntia Soares (Comitê científico do VI CIPOA). Dúvidas podem ser encaminhadas para os e-mails: regina.moreira@ufsc.br; d.hotza@ufsc.br; cintia.soares@ufsc.br.

Sobre a VI CIPOA

A VI Conferência Ibero-americana de Tecnologias de Oxidação Avançada (VI CIPOA) acontece de 7 a 11 de outubro de 2024, em Florianópolis/SC. O CIPOA é um evento internacional bienal que ocorre desde 2013 e reúne profissionais da indústria, acadêmicos de universidades, pesquisadores e associações mundiais, com o objetivo de compartilhar soluções e estimular inovações tecnológicas de processos oxidativos avançados.

Com informações da Propesq.