Programa de computador desenvolvido no Centro Tecnológico realiza cruzamento de dados de servidores e automatiza solicitações na administração pública

10/08/2023 16:30

Em junho de 2023, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou, na Revista de Propriedade Intelectual, o programa de computador RIBOT. Desenvolvido no Laboratório de Engenharia e Ciência de Dados, do Centro Tecnológico (CTC/UFSC), o software utiliza as programações em Python e HTML para oferecer uma invenção focada na administração pública, defesa e seguridade social.

O software tem como função principal realizar o cruzamento de dados (nomes de envolvidos e informações sobre transações) presentes em arquivos RIFs (Relatórios de Informações Financeiras) e encaminhadas pelo COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras). A ideia é que os dados sejam cruzados com outros de repositórios públicos e internos a fim de identificar possíveis pontos de inconsistência e suspeitas de atos ilícitos.

Durante a solicitação, o programa gera um relatório que serve de esboço para a elaboração da Informação Policial e proporciona a facilitação de procedimentos, automação de análise, ganhos de performance e padronização no processo.

O software já está sendo implantado no setor de análise da Delegacia de Polícia Federal em Santo Ângelo, Rio Grande do Sul (DPF/SAG/RS), onde há expectativa de que seja adotado como solução padrão na análise de RIFs. Com isso, será possível aprimorar os procedimentos e auxiliar nas demandas dentro da Polícia Federal.

Para obter informações sobre a tecnologia os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: cin@contato.ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar o programa, envie um e-mail para a Sinova em: sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 51 2023 001480 0.