Kit desenvolvido no HU/UFSC diminui o risco de intoxicação oral por envenenamento não intencional

01/08/2023 16:30

Em julho de 2023, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial publicou a patente “Kit para diluição de carvão ativado em soro fisiológico” na Revista de Propriedade Intelectual.

A invenção, originária do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC), se refere a um dispositivo, na forma de kit, que auxilia na diluição de carvão ativado em soro fisiológico 0,9%. Sua principal utilidade é o uso em intoxicações exógenas, que necessitem de lavagem gástrica e carvão ativado.

Como uma das principais causas de mortalidade e incapacidade em todo o mundo, a intoxicação oral conta com estimativas de mais de 100 mil mortes por envenenamento não intencional.

Pensando em formas de uso que podem ser feitas por qualquer pessoa que não tenha conhecimento prévio na área da saúde, o modelo contém um frasco com duas camadas acopláveis que auxiliam na administração de carvão ativado. O composto é diluído, assim, de forma adequada e segura para pacientes com intoxicações exógenas.

Para obter mais informações sobre a patente, os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: enfermeirasabrina@gmail.com. Caso o interesse seja em comercializar a invenção, envie um e-mail para a Sinova em sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 20 2021 025447 0.