Programa InovaDoc impulsiona conhecimentos de pesquisadores para criação de novas empresas e transferências tecnológicas

02/03/2023 15:39

As inscrições para o Programa FINEP InovaDoc estão abertas. A iniciativa, da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), tem como objetivo a transferência de tecnologias já consolidadas em universidades, centros de pesquisa e demais instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs) brasileiras para empresas.

O edital oferece apoio para que pesquisadores – doutorandos, doutores e pós-doutores – com elevada qualificação profissional e conhecimento científico empreendam e criem novas empresas ou transfiram a tecnologia para empresas já existentes.

Para participar do edital, os projetos devem estar enquadrados em uma das seguintes áreas temáticas: biotech, nanotech, healthtech e agritech.

Por tecnologias já consolidadas, entendem-se aquelas que já atingiram um nível de maturidade mínimo de protótipo, cuja propriedade intelectual esteja ou não protegida, e cujo produto já tenha demanda de mercado. Para isso, o edital busca soluções com Technology Readiness Level (TRL) entre 6 e 8, que tenham, a princípio, um protótipo validado em ambiente relevante ou operacional.

Os interessados em participar do edital devem submeter suas propostas até às 18h (horário de Brasília), do dia 27 de abril de 2023.

As tecnologias passíveis de proteção desenvolvidas no âmbito da UFSC, mas que ainda não foram protegidas, devem ser registradas junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) pela UFSC – segundo Resolução 014/CUn/2002. Todas as orientações para a solicitação de proteção estão disponíveis no link.

A transferência de tecnologia na UFSC é atribuição da Sinova, logo, o pesquisador que tiver o projeto selecionado, deve contar com o Departamento de Inovação para tratativas decorrentes do Edital.