Chamada busca startups e spin-offs para compor a vitrine da UFSC

17/02/2023 07:47

O Departamento de Inovação (Sinova) da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convida professores, técnico-administrativos e alunos, a se cadastrarem na chamada nº 11/2023 – Propesq/Sinova, que busca startups e spin-offs que tenham sido geradas em ações no âmbito da UFSC.

Os interessados podem se inscrever por meio deste formulário, de fluxo contínuo, que tem como objetivo oportunizar o cadastramento de novas iniciativas e ampliar os conhecimentos da Sinova na UFSC.

É importante ressaltar que para cada startup ou spin-off, um novo formulário deve ser cadastrado.

Por startups entende-se como empresas de caráter inovador que visam aperfeiçoar sistemas, métodos ou modelos de negócios que, quando existentes, se caracterizam por sua natureza incremental. Já quando relacionamos a criação de algo novo estas podem ser consideradas como negócios de natureza disruptiva.

As spin-offs são empresas criadas dentro de instituições de ensino, que tem como objetivo comercializar as pesquisas e conhecimentos ali criados. São elas que tornam acessíveis para o mercado as soluções desenvolvidas no ambiente acadêmico.

O mapeamento faz parte da ação estratégica do Programa de Inovação e Empreendedorismo que busca aproximar as soluções da UFSC de sua comunidade, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, o mapeamento também será essencial para compor a vitrine de startups da UFSC.

Caso você tenha alguma dúvida, entre em contato com a Sinova sinova@contato.ufsc.br.