Sinova e Propesq convidam inventores e criadores intelectuais a participarem do Programa Mentoring INVENTA

09/02/2023 08:19

O Departamento de Inovação (Sinova) da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), convida inventores e criadores intelectuais vinculados à UFSC, que tenham projetos em desenvolvimento e com resultados de pesquisa (produto ou processo) passíveis de proteção por Patentes (invenção e modelo de utilidade), junto a Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que queiram ampliar os conhecimentos acerca do sistema de proteção por Propriedade Industrial (PI), a participarem da chamada nº 9/2023 – PROPESQ/SINOVA.

A chamada tem como objetivo impulsionar, por meio da mentoria oferecida pelo INPI, a proteção dos conhecimentos pelos Direitos de Propriedade Industrial (DPI); além dos conhecimentos dos inventores e criadores sobre o sistema de proteção dos resultados de pesquisas por Patentes (invenção e modelo de utilidade); e as possibilidade da concessão e exploração comercial da PI.

Os interessados devem preencher este formulário, de fluxo contínuo, que visa por meio do Programa Mentoria em Propriedade Industrial (PMPI), desenvolver capacidades de Classificação e Busca de Anterioridade em bancos de Patentes, a partir da elaboração dos documentos para o depósito de pedidos de Patentes (invenção e modelo de utilidade) baseados em projetos de pesquisa na UFSC.

Lembramos que, para cada ação, um novo formulário deve ser cadastrado.

A participação dos interessados se dará a partir da análise do projeto em desenvolvimento, com resultados de pesquisa passíveis de proteção pelo DPI e pelo perfil dos inscritos para o Programa:

1. Projetos indicados para a mentoria: projetos com alto potencial de registro e que tenham os inventores (as) e criadores (as) intelectuais conhecimentos prévios dos procedimentos de patenteabilidade e que possuam ativos de titularidade UFSC.
  2. Projetos indicados para a pré-mentoria: projetos com potencial de registro e que tenham inventores (as) e criadores (as) intelectuais pouco conhecimento prévio dos procedimentos de patenteabilidade ou ainda sem ativos de titularidade UFSC.

As inscrições devem ser realizadas até dia 20 de cada mês, para início no mês subsequente.

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail sinova@contato.ufsc.br.