Evento promove discussões sobre propriedade intelectual na UFSC

11/11/2022 11:28

O Departamento de Inovação (Sinova) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove nos dias 17 e 18 de novembro o evento “Propriedade Intelectual em Foco”, que vai discutir durante dois dias diversos assuntos relacionados à propriedade intelectual. As apresentações ocorrem no Auditório da Engenharia de Produção e Sistemas da UFSC e na Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). As inscrições, para geração de certificados de 15h, podem ser realizadas no link.

A primeira mesa do dia 17, às 14h, discute o tema “Propriedade intelectual e ESG: relações, perspectivas e tendências”, tratando das interfaces entre a governança ambiental, social e corporativa e a PI, com Douglas Alves Santos (Inpi), Gustavo Müller (Ambiética Assessoria Ambiental) e Lívia Barboza Maia (DBBA – Denis Borges Barbosa Advogados). A mesa será coordenada por Alexandra Klen, pós-doutora na UFSC.

Depois, às 15h, haverá uma palestra sobre o tema “Portfólio de tecnologias. A importância da patente e dos registros de PI na exploração comercial das novas tecnologias. Cessão, licença, abandono e renúncia de direitos” com o professor Luiz Otávio Pimentel, do Programa de Pós-Graduação em Direito da Atitus Educação, que também é consultor internacional em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Inovação em Genebra, Suíça. As mesas serão realizadas no Auditório da Engenharia de Produção e Sistemas da UFSC.

A partir das 17h, na Acate, será realizado um workshop sobre “A proteção de criações relacionadas a software”, com o instrutor Vagner Luis Latsch, Coordenador Geral de Patentes do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

No dia 18, as atividades se iniciam pela manhã, às 10h, no Auditório da Engenharia de Produção e Sistemas da UFSC. O tema que guiará todas as palestras é “A importância da Comercialização da Propriedade Industrial”. Representantes de entidades como o Governo do Estado de Santa Catarina, do INPI e do Ministério da Economia estarão presentes para discutir como a comercialização de direitos de PI cresce em importância nas economias avançadas. O encerramento do evento ocorre às 17h.

Além da Sinova/UFSC, são organizadores do evento a Comissão de PI da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Seccional Sul da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (AbapiSul), o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), o Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit), a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia, a Secretaria do Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina (SDE), o Governo do Estado de Santa Catarina e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Confira aqui a programação completa.