Sinova e Sinter recebem estudantes e professores do Paraguai para conhecer ecossistema de inovação

18/10/2022 10:47

Estudantes e professores da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FACEN) da Universidade Nacional de Assunção (UNA/Paraguai) visitaram na quinta (13) e sexta (14) a Universidade Federal de Santa Catarina e o Ecossistema de Inovação de Florianópolis. Foram 04 professores e 30 alunos dos cursos de licenciatura em Tecnologia de Produção e licenciatura em Logística e Gestão do Transporte circulando por laboratórios e centros de pesquisa e inovação.

Ao longo dos dois dias de visita, acompanhados por Alex Zerbinatti e Kamila Vieira, do Departamento de Inovação (PROPESQ/UFSC) e com apoio institucional da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER), os estudantes fizeram sete visitas diferentes. Na quinta-feira (13), à SINTER, na figura de Guilherme Carlos da Costa, juntamente ao pró-reitor de pesquisa e inovação Jacques Mick, recepcionaram os visitantes no campus UFSC Trindade e, ainda pela manhã, realizou uma visita ao Laboratório de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica (POLO) – Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) -, recepcionados pelo professor Jader Barbosa.

Após a visita da manhã, o grupo almoçou no Restaurante Universitário e realizou uma apresentação cultural com música ao vivo e danças típicas na Praça da Cidadania, na UFSC. Durante à tarde, as visitas foram ao Laboratório de Prototipagem e Novas Tecnologias Orientadas ao 3D (PRONTO 3D), com acompanhamento da professora Regiane Pupo, e ao CoCreation Lab Campeche, com apresentação da metodologia TXM pela diretora de pesquisa e desenvolvimento, Naiane Salvi.

Na sexta-feira (14), o grupo realizou uma visita técnica ao Centro de inovação da Associação Catarinense de Tecnologia (CIA ACATE Primavera). Ainda antes do intervalo para o almoço, acompanharam a apresentação do Living Lab Florianópolis no espaço LinkLab, coordenada por Thaís C. Strassmann Nahas.

Durante a tarde, os estudantes e professores visitaram a Incubadora do Centro Empresarial para Laboratório de Tecnologias Avançadas (Celta), da Fundação Certi, acompanhados pelo diretor executivo Tony Chierighini. A última visita foi realizada no Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da UFSC (Centro Fotovoltaica), no Sapiens Parque, conduzida pelo professor Ricardo Rüther.

A visita institucional teve como principais interesses o conhecimento do ecossistema de inovação, tecnologia e empreendedorismo, gerenciamento de transporte e planejamento logístico. Para a professora e coordenadora do curso de Logística e Gestão de Transporte Mirtha León, a experiência serviu para motivar a pesquisa nos cursos. “Essa abertura nos serve para nos relacionar e comparar o que já temos e o que podemos melhorar. Os estudantes voltam com uma mente mais aberta e com uma motivação diferente”, avalia León.

O professor José Román também agradeceu pela recepção e destacou o desejo pela realização de parcerias entre as instituições de ensino. “Ficamos muito entusiasmados, motivados, e achamos que no futuro próximo poderíamos fazer projetos de trabalho em conjunto” defende o professor.