UFSC firma contrato de licenciamento e propriedade intelectual com parceiros de Portugal

03/06/2022 11:41

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), juntamente com a Universidade de Aveiro e o Instituto de Telecomunicações (IT) de Aveiro, Portugal, assinaram contrato de licenciamento, para regulamentação da titularidade e o reconhecimento mútuo de direitos e obrigações relativos a patente denominada “Método de dormência intermitente Quase Síncrona ou Assíncrona para economia de energia em uma rede de dados oportunistas”.

A invenção visa obter economia de energia em uma rede de dados, principalmente redes oportunistas. O método utiliza uma forma organizada, sincronizada e parametrizável de colocar e retirar do modo de dormência (sleep mode) a interface de comunicação do dispositivo da rede. A tecnologia não implica em modificações no software e no hardware do dispositivo de rede em baixo nível.

No Brasil, o professor-pesquisador Fabio Rafael Segundo, Departamento de Engenharias do Campus Blumenau/UFSC, é um dos inventores da patente BR 10 2021 011921 7.

Com a comercialização da tecnologia, os royalties gerados serão divididos entre as partes conforme previsto no contrato firmado e publicado no DOU.