UFSC e Unicamp firmam novo novo contrato de PI

30/05/2022 13:20

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) firmaram novo contrato de propriedade intelectual, a fim de regulamentar os direitos a cerca da patente denominada “Método para mensuração automática da espessura da camada íntima em imagens ultrassonográficas de carótidas baseado em valores de extinção”.

A espessura íntima-média carotídea, obtida a partir de imagens de ultrassonografia, pode ser considerada uma estimativa precoce à aterosclerose. Segundo os pesquisadores, este exame é rápido, seguro e não-invasivo, além de ser reprodutível e ter relativo baixo custo.

O método foi desenvolvido com esforço de trabalho distribuído entre pesquisadores da Unicamp e UFSC.  A UFSC colaborou com as técnicas de segmentação das subcamadas carotídeas, baseada em análise morfológica. O professor-pesquisador Alexandre Gonçalves Silva, do Departamento de Informática e Estatística (INE), do Centro Tecnológico (CTC) da UFSC, é um dos inventores da patente.